O DIGO: Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás anunciou a abertura das inscrições para a sua 6ª edição, que será realizada entre 3 e 9 de junho de 2021. Em adequação às medidas sanitárias, o evento ocorre de maneira integralmente online, com sessões de debates disponíveis por meio de plataformas virtuais.

Os diretores e produtores interessados encontram no site oficial do DIGO o formulário de inscrição e o regulamento do festival. São aceitos longas e curtas-metragens, entre ficção, documentário e experimentais, concluídos a partir de 2019. O único pré-requisito para a curadoria diz respeito à temática LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e outras representações da diversidade de gênero e sexualidade).

LEIA MAIS
1º Pajubá :: Festival de Cinema LGBTI+ do RJ divulga programação
Ex-ministro Osmar Terra vira réu por suspender edital LGBTQIA+ da Ancine
Opinião :: Cinema em tempos de Diversidade

 

Premiação do DIGO. Foto: Marianna Cartaxo

 

A 6ª edição traz como eixo central o papel da mulher LGBTI+ no cinema. O diretor Cristiano Sousa justifica esta escolha pelos índices baixos de representatividade feminina no cinema nacional: de acordo com os dados da Ancine, referentes à produção de 2018, apenas 20% dos filmes brasileiros foram dirigidos por mulheres, 12% tiveram mulheres na direção de fotografia, e 25% trouxeram mulheres à frente do roteiro.

Em comunicado à imprensa, ele explica: “O empoderamento feminino da mulher LGBTI+ começa no entender do papel como realizadora, na luta contra os medos de assumir a própria sexualidade e também nos âmbitos que ainda precisam ser conquistados”.

As inscrições de filmes para o DIGO se encerram no dia 15 de abril.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *