Desde esta segunda-feira, 28, o Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira está com inscrições abertas para a sua Mostra Competitiva Brasil. São aptos a participar do processo seletivo os filmes realizados no Brasil por brasileiros ou estrangeiros ou no exterior por cineastas brasileiros, finalizados a partir de 1 de julho de 2019 e que não foram anteriormente submetidos à curadoria do evento. Os interessados têm até o dia 27 de janeiro para preencher o formulário de inscrição que, assim como o regulamento completo, se encontra neste link. Em 2021, o evento sediado em Porto Alegre chega à sua 14ª edição, e tem realização garantida entre os dias 10 e 15 de abril, em âmbito completamente online. Além das exibições, haverá projeções urbanas, seminários, debates e oficinas.

LEIA MAIS
Mostra de Tiradentes 2021 anuncia tema e homenagem a Paula Gaitán
7ª Mostra de Cinema de Gostoso acontecerá online em fevereiro de 2021
Cine Ceará 2020 :: Mostra competitiva se encerra com A Meia Voz e o exílio de Cuba

A novidade da 14ª edição do Cine Esquema Novo fica por conta da atividade chamada Caderno de Artista: “Estamos propondo para quem tiver seu filme selecionado, que escolha outra obra audiovisual que entre em diálogo com seu trabalho, para estar em exibição com a sua obra no festival. Esta obra escolhida pelo artista não estará na Mostra Competitiva Brasil, mas ela fará parte do que podemos chamar do Caderno de Artista, uma área que reunirá, além do filme selecionado, a obra que dialoga com o trabalho em competição, entrevistas, informações e outras imagens, convidando o público a ter uma maior compreensão do universo de cada realizador”, declaram os organizadores do CEN Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo, Gustavo Spolidoro e Alisson Avila.

Fique ligado por aqui no Papo de Cinema para mais informações sobre o Cine Esquema Novo 2021.

Cinemateca Capitólio, onde aconteceram as sessões da mostra competitiva do CEN 2019
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *