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Sinopse

Um grupo de aposentados britânicos decide “terceirizar” a aposentadoria viajando para Índia, um caminho menos caro e, aparentemente, mais interessante. Seduzidos por anúncios do Hotel Marigold, recém-restaurado e reforçado com visões de uma vida de lazer, chegam em busca de um palácio. Embora o novo ambiente seja menos luxuoso do que se imaginava, eles serão transformados por suas experiências compartilhadas, descobrindo que a vida e o amor pode começar de novo quando você menos espera.

Crítica

Existem diversos pontos de atração em cada filme: a trama, o gênero, o diretor, a nacionalidade, a crítica, a bilheteria. E, claro, o elenco. E é este o melhor motivo para se assistir a O Exótico Hotel Marigold, um longa tão delicioso quanto óbvio. São poucas as surpresas de fato durante as mais de duas horas de projeção (uma edição mais precisa faria uma diferença e tanto!), mas tudo funciona tão dentro dos conformes, exatamente de acordo com o esperado, que em situações como essa a sensação de segurança e certeza até que é confortante. Ainda mais quando estamos acompanhados por um time de primeira da atuação britânica, aliado a cenários exóticos, deslumbrantes e encantadores. Um pacote completo para um passatempo que funciona igualmente como distração e entretenimento.

As damas Judi Dench e Maggie Smith, ambas premiadas no Oscar, encabeçam a lista dos notáveis intérpretes que emprestam um charme extra ao projeto. A primeira aparece como uma recente viúva que precisa aprender a se virar sozinha. A segunda, deliciosa, é uma senhora preconceituosa e igualmente solitária, que após anos de serviço como governanta de uma família de posses, é colocada de lado e se vê sem um propósito definido. Ao lado delas estão Tom Wilkinson, como um juiz da Suprema Corte que, após quarenta anos de serviços, se cansa e joga tudo para o ar, e Bill Nighy, digno e contido como o pai de família comprometido e responsável que se vê desamparado após investir todas as economias na empresa web da filha – um negócio que se revelou sem futuro. Presenciar a sintonia que existe entre eles remete o espectador mais atento à outra obra que possuía o mesmo espírito de coleguismo e com resultados bastante semelhantes: Garotas do Calendário (2003). E é deste filme que vêm as duas outras “meninas” da turma: Penelope Wilton (Ponto Final: Match Point, 2005), e Celia Imrie (O Diário de Bridget Jones, 2001). Fechando a turma está Ronald Pickup (Príncipe da Pérsia, 2010), um solteirão em busca da última e definitiva aventura.

O que une todo esse grupo é justamente O Exótico Hotel Marigold, um destino turístico encravado no meio da Índia. O lugar se vende como um spa para idosos, e cada um deles, com seus próprios motivos, decide ir até lá em busca de novas motivações. Somente no caminho é que se encontram e, ao partilharem histórias e experiências, se descobrem muito mais próximos do que poderiam imaginar. O país que um dia já foi colônia da Inglaterra lhes recebe como uma mãe, oferecendo a cada um uma nova chance. Ou ao menos àqueles que decidem encarar todas as diferenças e dificuldades como um desafio, ao invés de apenas ficar reclamando do destino.

Entre as tramas desenvolvidas, cada uma com um grau maior ou menor de profundidade, uma das mais emocionantes é a do senhor gay que decide retornar à terra natal para encontrar um antigo amor. Aliás, o foco do florescimento sentimental e sexual está também nas atividades que envolvem os dois solteiros convictos, mas se dá de forma ainda melhor com o casal que se descobre em total falta de sintonia e, em comum acordo – mas não sem um devido e necessário choque de realidade – decidem seguir caminhos distintos. Por fim temos o drama do jovem indiano (Dev Patel), dono do hotel e em pleno confronto familiar entre o que dita a tradição e os seus desejos mais íntimos. O exemplo dos mais velhos, obviamente, servirá de impulso definitivo para que tome a melhor decisão.

Dirigido por John Madden, o mesmo de Shakespeare Apaixonado (1998), O Exótico Hotel Marigold é um legítimo feel good movie, ou seja, um filme para qualquer um se sentir bem, muito melhor no final do que no início da sessão. Os clichês surgem à profusão, o final é bastante previsível e os próprios atores conquistam pelo charme natural, sem muito esforço ou empenho. Mas ainda assim é bonito, colorido e atraente. Basta manter as expectativas em baixa e o coração em alta.

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é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
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