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Sinopse

Jovem estudante que acaba de virar chefe de torcida se transforma em assassina especializada em matar os rapazes da classe. A dúvida é se o namorado também está na lista.

Crítica

Garota Infernal só não pode ser considerado um fracasso porque é uma produção hollywoodiana, e na terra do cinema o idioma local é o som das bilheterias. E como o orçamento foi baixo, o fraco retorno da audiência não prejudicou ninguém. Porém, desprezado pela crítica e ignorado pelo público, este filme é, no mínimo, decepcionante. Talvez as que se saem pior dessa experiência sejam as duas mulheres responsáveis por toda expectativa gerada: a protagonista Megan Fox, em alta após o sucesso dos dois primeiros Transformers, e a roteirista Diablo Cody, neste que é seu primeiro trabalho após o Oscar conquistado pelo simpático Juno (2007).

E após conferir Garota Infernal, qual é a avaliação? Megan não tem carisma suficiente para carregar sozinha um longa (ainda mais desprovida de efeitos especiais milionários) e Cody não conseguiu evitar a auto-paródia, terminando por se repetir em diálogos pouco inspirados – salvo poucas exceções – e situação que parecem estar mais a favor de um fetiche pessoal da autora do que a serviço da história que deveria ser contada. A mão fraca da diretora Karyn Kusama (do igualmente decepcionante Aeon Flux, 2005) colabora no sentimento de desperdício de boas oportunidades, e a participação da bela Amanda Seyfried, agora enfeiada, é o ponto final em um desastre anunciado.

A trama de Garota Infernal é um amontoado de clichês. Tentando ser irônico em cima da onda da fama instantânea e do consumo irresponsável, o enredo segue se aproveitando de temas recorrentes, como vampiros e feitiçaria, mas dessa vez num ambiente escolar e adolescente. Nada original, como se pode ver. Jennifer (Fox) é a menina mais cobiçada do colégio, e apesar de ter todos os rapazes aos seus pés, ela só tem olhos para a nerd Needy (Seyfried), sua melhor amiga. Esta, por sua vez, namora um bobalhão para tentar disfarçar uma paixão platônica pela colega. Certa noite, as duas se separam e a patricinha acaba participando de uma festinha particular com os integrantes de uma banda em ascensão. Só que ao invés de sexo e drogas ela encontra um ritual satânico (eles a oferecem como sacrifício em nome do almejado sucesso profissional). Por fim, o próprio demônio se apodera do corpo dela, obrigando-a a literalmente devorar qualquer um que atravesse seu caminho para se manter viva.

Com um orçamento de US$ 16 milhões (relativamente baixo para os padrões), Garota Infernal arrecadou em sua carreira nos cinemas praticamente o mesmo valor. Ou seja, comercialmente sua performance foi inócua. Já a crítica não perdoou, apontando a pretensão da roteirista e os maneirismos do elenco como os principais deslizes da obra. Porém, é possível que num outro contexto, sem tanto alarde, talvez até agradasse uns e outros. Mas há muito que um filme deixou de ser apenas isso, ainda mais em Hollywood, em que cada nova produção pode significar o rumo ao estrelato ou o ponto mais sujo das sarjetas. E dentro deste julgamento mais severo, a avaliação é bem abaixo da média. Para o bem e para o mal.

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é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
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