O mês de Junho é especial para o cinema norte-americano pois é quando começa o período das férias escolares. Ou seja, é quando são aguardados os lançamentos mais esperados da temporada, grandes projetos recheados de astros milionários e muitos efeitos especiais, visando conquistar fatias de público cada vez maiores e mais amplas. Mas nem só de blockbusters vive a dieta dos cinéfilos nacionais, pois teremos também a estreia de no mínimo cinco novos longas brasileiros (mais do que um por semana), alguns referendados em festivais e outros de olho no retorno das bilheterias, além de uma boa seleção de obras europeias, vindas em especial da França. São títulos para os mais diversos gostos, que devem satisfazer dos curiosos até os mais desconfiados. Confira agora o melhor previsto para o próximo mês no nosso Preview Junho 2013!

 

Astros

O espectador ávido por novidades na maioria das vezes prefere apostar em projetos com retorno garantido, e muitas vezes a presença de rostos familiares podem ser bons indícios. E neste mês temos astros em abundância, como Will Smith, que volta às telas ao lado do filho Jaden Smith na ficção científica apocalíptica Depois da Terra, o mais recente trabalho de M. Night Shyamalan. Depois vem Leonardo DiCaprio, ao lado de Carey Mulligan e Tobey Maguire, na releitura de O Grande Gatsby, baseada no romance de F. Scott Fitzgerald e dirigida por Baz Luhrmann. E no final do mês quem dá novamente às caras é o megastar Brad Pitt, que tenta salvar o mundo de uma epidemia de zumbis em Guerra Mundial Z, de Marc Foster.

 

Franquias

Se deu certo na primeira (ou na segunda, ou na terceira…) vez, por que não repetir a dose? É imbuído desse espírito que estas aguardadas sequências chegam às telas. Pra começar, o espacial Além da Escuridão – Star Trek, segunda aventura da Enterprise sob o comando de J. J. Abrams. Depois, o mais recente projeto da Pixar em parceria com a Disney: Universidade Monstros, que mostra como se conheceram os personagens de Monstros S.A. (2001). Por fim, o besteirol Todo Mundo em Pânico V, que aposta no deboche e no elenco recheado pelos polêmicos Charlie Sheen e Lindsay Lohan para conquistar o público.

 

Franceses

Os dois primeiros títulos, que estreiam logo no começo do mês, foram exibidos recentemente – e com sucesso – no Festival Varilux de Cinema Francês. Em comum, possuem também o fato de serem estrelados pela revelação francesa Arthur Dupont. Enquanto que Os Sabores do Palácio é uma comédia gastronômica que narra a trajetória da chef Danièle Delpeuch (Catherine Frot), Além do Arco-Íris é o mais recente trabalho do casal Agnès Jaoui (atriz e diretora) e Jean-Pierre Bacri (ator), ambos também roteiristas dessa comédia romântica. Depois temos o surpreendente Crazy Horse, um documentário que promete revelar os bastidores de um dos clubes de sexo mais apimentados de Paris.

 

Europeus

Estes três trabalhos devem garantir a festa dos admiradores de seus realizadores. O português Tabu, de Miguel Gomes, ganhou o Prêmio da Crítica no Festival de Berlim, além de ter sido indicado em Londres e em Toronto como Melhor Filme Estrangeiro. O italiano A Bela que Dorme, de Marco Bellocchio, tem Isabelle Huppert à frente deste trabalho premiado no Festival de Veneza e vencedor do Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Mas talvez o mais aguardado seja o espanhol Os Amantes Passageiros, o novo projeto de Pedro Almodóvar, que afirmou ter feito seu filme mais engraçado em anos, contando ainda com participações especiais de parceiros recorrentes, como Antonio Banderas e Penélope Cruz.

 

Comédias

O cinema verde-amarelo reservou para o final do primeiro semestre o lançamento de duas comédias que prometem fazer a alegria do espectador em busca de diversão ligeira. Odeio o Dia dos Namorados, um projeto pessoal de Heloísa Perissé, chega aos cinemas nas vésperas da data mais romântica do ano. Já a antiga parceira da atriz, Ingrid Guimarães, está no elenco de Minha Mãe é uma Peça, que leva para o cinema a personagem criada pelo comediante Paulo Gustavo. Por fim, chegando ao Brasil com bastante atraso, uma produção americana que chama atenção apenas pelo bom elenco: A Filha do Meu Melhor Amigo, com Hugh Laurie, Catherine Keener e Oliver Platt.

 

Festivais

Os títulos aqui reservados chegam finalmente ao circuito comercial depois de terem sido exibidos com êxito em alguns dos mais tradicionais festivais nacionais. Após ter sido premiado nos eventos de Gramado e de Brasília em 2011, o documentário indígena As Hiper Mulheres entra em cartaz através do projeto Sessão Vitrine. Já os dramas A memória que me contam, de Lúcia Murat, e Noites de Reis, de Vinícius Reis, foram exibidos com sucesso no Festival de Brasília 2012 – o segundo chegou a ser premiado como Melhor Ator, para Enrique Diaz.

 

Alternativos

Os três projetos aqui apresentados se apoiam numa linha mais alternativa, com cineastas que primam pelo autoral, ao mesmo tempo em que atraem a atenção de grandes nomes de Hollywood. Ryan Gosling e Bradley Cooper são os protagonistas de O Lugar Onde Tudo Termina, drama de Derek Cianfrance. Nicole Kidman é a estrela do misterioso Segredos de Sangue, estreia nos Estados Unidos do sul-coreano Chan-wook Park. E por fim temos a reunião de Ethan Hawke e Julie Delpy no romântico Antes da Meia-Noite, terceira parte da trilogia dirigida por Richard Linklater!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *