O tempo voou e janeiro está chegando ao fim. Mas antes do primeiro mês do ano acabar, temos mais um forte candidato ao Oscar 2019 desembarcando em terras tupiniquins. Essa comédia satírica acompanha a trajetória de um dos mais influentes vice-presidentes norte-americanos dos últimos tempos. Ah, e não podemos esquecer que o protagonista dessa obra teve de ganhar mais de 20kg para interpretar o personagem e, de quebra, ainda venceu o Globo de Ouro. Tem também um novo thriller – premiado em Cannes 2018 – de um dos mais polêmicos cineastas franceses da atualidade. No cardápio ainda está uma aventura infanto-juvenil baseada na lenda do Rei Arthur, um horror russo sobre a maldição secular e dois documentários musicais brasileiros, além da volta de uma grande estrela de Hollywood, uma comédia francesa que reúne grandes nomes do cinema europeu e mais um épico do maior cineasta filipino do momento. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, bilheterias e muito mais!

 

Vice
EUA, 2018
Drama/Biografia/Política, 132 minutos
De Adam McKay
Com Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell, Alison Pill, Tyler Perry
Curiosidades: Oscar 2019: indicado a Melhor Filme, Direção, Ator (Christian Bale), Ator Coadjuvante (Sam Rockwell), Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Roteiro Original, Edição e Maquiagem & Cabelos;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota do IMDB: 7,1/10
Nota do Metacritic: 61/100
Orçamento: US$ 60 milhões
Bilheteria EUA: US$ 42,3 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Fazendo um retrato pormenorizado, que beira ocasional e intencionalmente o documental, da farsa que sustentou a chamada Guerra ao Terror, o cineasta lança mão de fotografias e imagens verídicas para adensar a comunicação com a realidade. De bônus, a ótima cena pós-créditos, que fecha com chave de ouro este petardo”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Climax
França/Bélgica/EUA, 2018
Drama/Horror, 95 minutos
De Gaspar Noé
Com Sofia Boutella, Romain Guillermic, Souheila Yacoub
Curiosidades: Festival de Cannes 2018: premiado com o Troféu CICAE;
Nota Papo de Cinema: 8/10
Nota AdoroCinema: 3,5/5
Nota do IMDB: 7,6/10
Nota do Metacritic: 83/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Semelhante a boa parte dos longas anteriores do diretor, esse novo longa extrai uma fração significativa de sua potência da maneira como tudo é observado, continuamente, de ângulos enviesados, com um perceptível interesse pela obscuridade humana”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Estação do Diabo
Ang panahon ng halimaw, Filipinas, 2018
Drama, 235 minutos
De Lav Diaz
Com Piolo Pascual, Shaina Magdayao, Pinky Amador
Curiosidades: Festival de Berlim 2018: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 7,1/10
Nota do Metacritic: 73/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “É curioso, contudo, constatar que, talvez em seu longa com maior potencial alegórico, ao menos pela quantidade de signos lançados na tela, o cineasta ofereça seu discurso de denúncia mais didático, por vezes até simplista”. Confira na íntegra a crítica de Leonardo Ribeiro

 

Fevereiros
Brasil, 2018
Documentário, 75 minutos
De Marcio Debellian
Com Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque
Curiosidades: Mesmo diretor de O Vento Lá Fora (2015);
Nota Papo de Cinema: 6/10
Nota do IMDB: 7,8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “A homenageada é representante desse Brasil miscigenado, sincrético, criativo e aferrado às raízes. O filme cumpre bem o papel de fazer dela um símbolo, sem com isso mitifica-la demasiadamente”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Ultraje
Brasil, 2018
Documentário, 92 minutos
De Marc Dourdin
Com Leospa, Liminha, André Midani
Curiosidades: Mesmo diretor de Monstros do Ringue (2015);
Nota Papo de Cinema: 6/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “É um filme quadrado, preso a uma fórmula bastante utilizada em documentários biográficos, mas a destreza no encadeamento dos componentes garante o bom resultado”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Normandia Nua
Normandie nue, França, 2018
Comédia/Drama, 105 minutos
De Philippe Le Guay
Com François Cluzet, Toby Jones, Arthur Dupont
Curiosidades: Mesmo diretor de A Viagem de Meu Pai (2015);
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 3/5
Nota do IMDB: 5,8/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Estamos na Normandia, no norte francês, uma região que já foi palco de grandes acontecimentos, mas que hoje se encontra um tanto abandonada. Mais ou menos como essa obra, repleta de boas ideias, mas um tanto desconectadas umas das outras”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

O Menino Que Queria Ser Rei
The Kid Who Would Be King, EUA/Reino Unido, 2019
Ação/Aventura/Fantasia, 102 minutos
De Joe Cornish
Com Louis Ashbourne Serkis, Rebecca Ferguson, Patrick Stewart
Curiosidades: Festival de Heartland 2019: premiado com o Troféu Truly;
Nota Papo de Cinema: 5/10
Nota AdoroCinema: 2/5
Nota do IMDB: 6,4/10
Nota do Metacritic: 66/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “É o falso fim, culpa do roteiro que valoriza o solavanco, e mais especificamente o sobrevisto. Em dado ponto do enredo, a intriga parece solucionada, embora o “clímax” tenha pouca força dramática. Então, o filme “ressuscita”, apresentando inexplicavelmente um novo desafio, levado a cabo com leviandade e ausência de potência dramática”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

Uma Nova Chance
Second Act, EUA, 2018
Comédia/Romance, 98 minutos
De Peter Segal
Com Jennifer Lopez, Vanessa Hudgens, Milo Ventimiglia
Curiosidades: Julia Roberts era a primeira opção para o papel que acabou com Jennifer Lopez;
Nota Papo de Cinema: 3/10
Nota AdoroCinema: 1,5/5
Nota do IMDB: 6,1/10
Nota do Metacritic: 46/100
Orçamento: US$ 16 milhões
Bilheteria Mundial (Parcial): US$ 51,7 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Nem quando uma coincidência para lá de improvável se impõe, as escolhas de outrora são contrapesadas devidamente. Para adicionar retalhos nessa colcha mal cerzida, há uma discussão superficial, pois óbvia, acerca da prevalência da verdade durante a busca por felicidade”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

 

A Sereia: Lago do Mortos
Rusalka: Ozero myortvykh, Rússia, 2018
Horror, 91 minutos
De Svyatoslav Podgaevskiy
Com Viktoriya Agalakova, Efim Petrunin, Sofia Shidlovskaya
Curiosidades: Mesmo diretor de A Noiva (2017);
Nota Papo de Cinema: 2/10
Nota AdoroCinema: 1/5
Nota do IMDB: 4,2/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Os jump scares mal executados, a trilha sonora genérica, a inexpressividade dos intérpretes, tudo converge para o resultado próximo do desastroso”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *