Will Smith é conhecido por ter recusado grandes papéis no cinema, de Matrix (1999) a A Hora do Rush (1998). Mesmo assim, tornou-se um dos atores mais rentáveis de Hollywood, tendo atuado em sete produções que ultrapassaram a marca de US$ 500 milhões nas bilheterias mundiais: Aladdin (2019), Independence Day (1996), Esquadrão Suicida (2016), Homens de Preto 3 (2012), Hancock (2008), MIB: Homens de Preto (1997) e Eu Sou a Lenda (2007).
Em entrevista ao GQ, ele relembrou mais um caso em que recusou um grande papel: Django Livre (2012), de Quentin Tarantino. O papel terminou com Jamie Foxx, e a produção foi indicada a 5 Oscars, vencendo os prêmios de melhor ator coadjuvante (Christoph Waltz) e melhor roteiro original (Quentin Tarantino). No entanto, Will Smith explica os motivos de ter rejeitado a proposta:
LEIA MAIS
Um Maluco no Pedaço :: Will Smith se reúne com o elenco para comemoração online
Will Smith e Kevin Hart estrelarão remake de filme de John Hughes
Filme com Will Smith se torna o mais caro já adquirido em festivais de cinema

Jamie Foxx em Django Livre

“Eu sempre evitei fazer filmes sobre escravidão. No início da minha carreira, não queria mostrar pessoas negras por este ângulo. Eu queria ser um super-herói. Então queria mostrar a excelência negra junto de meus colegas brancos. Queria interpretar os papéis que normalmente dariam a Tom Cruise. No início eu fui cogitado para Django Livre. Mas eu não queria fazer um filme de escravidão com foco na vingança”, justifica.
A pergunta surgiu do fato que Will Smith terá o papel principal em Emancipation, novo filme do diretor Antoine Fuqua, produzido pela Apple. A trama é baseada na história real de Peter, um escravo que fugiu em 1863 e conseguiu se esconder durante uma extensa perseguição, até chegar ao norte e revelar os jornais as marcas de tortura que carregava no corpo. O ator explica porque mudou de ideia em relação a este projeto:
Emancipation é um projeto sobre o amor e o poder do amor negro. E eu consigo me identificar com isso. Nós queremos fazer uma história sobre como o amor negro nos torna invencíveis”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *