Não apenas de ficção é feita a nossa programação de indicações para assistir durante a quarentena motivada pelo novo coronavírus. A dica de hoje é uma série documental sobre o educador Paulo Freire, chamada Paulo Freire: Um Homem do Mundo (2020), composta de cinco episódios e dirigida por Cristiano Burlan. As partes, denominadas A Formação do Pensamento, As 40 Horas de Angicos, O Exílio, Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido e O Mundo Não É, Está Sendo, mesclam depoimentos de familiares, colegas e amigos íntimos do pedagogo e intelectual brasileiro, oficialmente o Patrono da Educação Brasileira – a despeito dos ataques ideológicos dos últimos tempos que desejam colocar em xeque sua metodologia tida como referência mundial (gente, apenas melhorem).

LEIA MAIS
#Quarentena :: Cineasta Petrus Cariry disponibiliza dois longas online
#Quarentena :: Casa de Cinema de Porto Alegre libera filmes e programas de TV online
#Quarentena :: Premiada produtora mineira disponibiliza seus curtas-metragens online. Confira

Confira abaixo, na íntegra, todos os episódios de Paulo Freire: Um Homem do Mundo. Vamos aproveitar a quarentena para conhecer melhor a vida e a obra de um brasileiro cuja mentalidade e clareza fazem muita falta nestes tempos de polarização em que vivemos, uma referência mundial no que tange à educação, estudado nos quatro cantos do mundo. O programa está alocado no site da Sesc TV. Confira!

A formação do pensamento

As 40 horas de Angicos

O exílio

Do Pátio do Colégio à pedagogia do oprimido

O mundo não é, está sendo

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *