Entre os dias 6 e 14 de outubro ocorre a 10ª edição do Olhar de Cinema: Festival Internacional de Cinema. Pelo segundo ano consecutivo, o evento sediado em Curitiba se adequa ao formato online. Todos os filmes serão exibidos no site do festival, em paralelo aos seminários, oficinas e ao CURITIBA_lab. Os ingressos para as sessões podem ser adquiridos através da página principal.
A extensa programação se divide em seções: a Mostra Competitiva, com longas e curtas-metragens; a Mostra Novos Olhares, com filmes marcados pela ousadia estética; a Mostra Outros Olhares, que propõe conversas entre filmes inéditos e títulos consagrados em festivais internacionais; a Mostra Olhares Brasil, para obras nacionais previamente apresentadas em festivais brasileiros; a Mostra Foco, dedicada ao trabalho de um artista em particular – este ano, o palestino Kamal Aljafari -, além de Olhar Retrospectivo, Olhares Clássicos, Exibições Especiais, Mirada Paranaense e Pequenos Olhares.
Descubra abaixo os títulos selecionados para a edição 2021:

O Dia da Posse, de Allan Ribeiro

Filme de Abertura
O Dia da Posse, de Allan Ribeiro (Brasil, 2021)

Competitiva | Longas
Conferência, de Ivan Tverdovskiy (Rússia, 2020)
Estilhaços, de Natalia Garayalde (Argentina, 2020)
O Protetor do Irmão, de Ferit Karahan (Turquia, Romênia, 2021)
O Sonho do Inútil, de José Marques de Carvalho Jr. (Brasil, 2020)
Rio Doce, de Fellipe Fernandes (Brasil, 2021)
Rolê: Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas (Brasil, 2021)
Sonhos de Damasco, de Emilie Serri (Canadá, 2021)
Um Céu Tão Nublado, de Álvaro F. Pulpeiro (Colômbia, Espanha, Reino Unido, 2021)
Zinder, de Aïcha Macky (Alemanha, França, Níger, 2021)

Competitiva | Curtas
A Máquina Infernal, de Francis Vogner dos Reis (Brasil, 2021)
Chão de Fábrica, de Nina Kopko (Brasil, 2021)
Meu Tio Tudor, de Olga Lucovnicova (Bélgica, Hungria, Moldávia, Portugal, 2021)
Ouça a Batida das Nossas Imagens, de Maxime Jean-Baptiste, Audrey Jean-Baptiste (Bélgica, 2021)
Saúde!, de Tatiana Chistova (Polônia, Rússia, 2020)
Sob a Máscara Branca: O Filme que Haesaerts Poderia Ter Feito, de Matthias de Groof (Bélgica, 2020)
Tecidos Brancos, de Moly Kane (França, Senegal, 2020)
Tereza Joséfa de Jesus, de Samuel Costa (Brasil, 2021)
Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui, de Érica Sarmet (Brasil, 2021)
Vikken, de Dounia Sichov (França, 2021)

Deus Tem AIDS, de Fábio Leal e Gustavo Vinagre

Outros Olhares | Longa
A Calmaria Depois da Tempestade, de Mercedes Gaviria (Colômbia, 2020)
A Matéria Noturna, de Bernard Lessa (Brasil, 2021)
Apenas o Sol, de Arami Ullon (Paraguai, Suíça, 2020)
As Preces de Delphine, de Rosine Mbakam (Bélgica, Camarões, 2021)
Deus Tem AIDS, de Fábio Leal, Gustavo Vinagre (Brasil, 2021)
Garotas | Museu, de Shelly Silver (Alemanha, 2020)
Nunca Mais Serei a Mesma, de Alice Lanari (Argentina, Brasil, Honduras, México, 2021)
Rumo ao Norte, de Angelo Madsen Minax (Estados Unidos, 2021)

Outros Olhares | Curta
A Comunhão da Minha Prima Andrea, de Brandán Cerviño Abeledo (Espanha, 2021)
A Culpa Não É Nossa, de Humberto Schumacher (Brasil, 2021)
Carta do seu País Distante, de Suneil Sanzgiri (Estados Unidos, 2020)
Eu Espero o Dia da Nossa Independência, de Bruna Carvalho Almeida, Bruna Laboissière (Argélia, Brasil, 2021)
Há um Fantasma de Mim, de Mateo Vega (Holanda, Peru, 2021)
Levados, de Jean Costa (França, 2021)
Lili, Só, de Zou Jing (China, Hong Kong, 2021)
Nha Mila, de Denise Fernandes (Portugal, Suíça, 2020)
O que Não se Vê, de Paulo Abreu (Portugal, 2020)
Perto de Você, de Cássio Kelm (Brasil, 2021)
Tamgù, de Isabel Loyer, Luis Paris (Argentina, França, 2021)

Novos Olhares | Longas
A Cidade dos Abismos, de Priscyla Bettim, Renato Coelho (Brasil, 2021)
Crime Culposo, de Shahram Mokri (Irã, 2020)
Esquí, de Manque La Banca (Argentina, 2021)
Rock Bottom Riser, de Fern Silva (Estados Unidos, 2021)
Tzarevna Descamada, de Uldus Bakhtiozina (Rússia, 2021)
Virar Mar, de Philipp Hartmann, Danilo Carvalho (Alemanha, Brasil, 2021)

Esquí, de Manque la Banca

Olhares Brasil | Longas
Carro Rei, de Renata Pinheiro (Brasil, 2021)
Mirador, de Bruno Costa (Brasil, 2021)
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero (Brasil, 2020)
O Bem Virá, de Uilma Queiroz (Brasil, 2020)
Subterrânea, de Pedro Urano (Brasil, 2021)

Olhares Brasil | Curtas
A Guerra de Michael, de Gregorio Gananian, Daniel Tagliari (Brasil, 2020)
As Vezes que Não Estou Lá, de Dandara de Morais (Brasil, 2020)
Belos Carnavais, de Thiago B. Mendonça (Brasil, 2020)
Colmeia, de Maurício Chades (Brasil, 2021)
Palavra Grande, de Manoela Ziggiatti (Brasil, 2021)
Quando Chegar a Noite, Pise Devagar, de Gabriela Alcântara (Brasil, 2021)

Mirada Paranaense | Longas
Bia Mais Um, de Wellington Sari (Brasil, 2021)
Ursa, de William de Oliveira (Brasil, 2021)

Mirador, de Bruno Costa

Mirada Paranaense | Curtas
A Busca do Eu e o Silêncio, de Giuliano Robert (Brasil, 2021)
Anamnese, de Tiago Lipka (Brasil, 2021)
Aquela Mesma Estação, de Luiz Lepchak (Brasil, 2020)
Elas São o meu Início, de Jessica Quadros (Brasil, 2021)
Marcha de uma Liberdade Roubada, de Laís Da Rosa Coelho (Brasil, 2020)
Meu Coração É um Pouco Mais Vazio na Cheia, de Sabrina Trentim (Brasil, 2020)
Retrato Falado, de Luiz Bonin, Oda Rodrigues (Brasil, 2021)
Segunda Natureza, de Milla Jung (Brasil, 2021)

Exibições Especiais
Capitu e o Capítulo, de Júlio Bressane (Brasil, 2021)
O Bom Cinema, de Eugênio Puppo (Brasil, 2021)
Por Trás da Muralha de Tijolos Vermelhos, de Hong Kong Documentary Filmmakers (Hong Kong, 2020)

Mostra Foco
Um Verão Incomum, de Kamal Aljafari (2021)
Long Way From Amphioxus, de Kamal Aljafari (2019)
Recordação, de Kamal Aljafari (2015)
Porto da Memória, de Kamal Aljafari (2009)
Balconies, de Kamal Aljafari (2007)
O Telhado, de Kamal Aljafari (2006)
Visit Iraq, de Kamal Aljafari (2003)

Filme de Encerramento
Nós, de Letícia Simões (Brasil, 2021)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *