23 jun

INDIE20 :: Edição especial reprisa os destaques da última edição online

Boas notícias para os fãs do cinema alternativo, experimental e de linguagem ousada. O INDIE, um dos maiores festivais dedicados às novas vozes do audiovisual mundial, ganha uma edição especial entre os dias 25 de junho e 4 de julho, reprisando nove longas-metragens e doze curtas-metragens exibidos na edição 2020. Todas as sessões são online e gratuitas, através do site oficial do evento.

Entre os destaques se encontra o grande vencedor da última edição: o mexicano Sanctorum (2019), de Joshua Gil, sobre uma senhora que aceita produzir maconha para os cartéis como forma de subsistência. Serão exibidos igualmente Lost Lotus (2019), ficção de Hong Kong dirigida por Liu Shu, sobre uma professora buscando o responsável pelo atropelamento de sua mãe, e o argentino Edição Ilimitada (2020), de Edgardo Cozarinsky, Santiago Loza, Virginia Cosin e Romina Paula. Os quatro diretores-atores estrelam quatro histórias sobre as relações entre a palavra oral e a palavra escrita.

LEIA MAIS
Indie 2020 :: O mexicano Sanctorum vence a Mostra Competitiva
Indie 2020 :: Conheça a seleção do festival online que começa em 4 de novembro
Cobertura :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021

 

Sanctorum

 

Na sessão première, dedicada às pré-estreias de filmes com presença garantida nos cinemas brasileiros, o espectador descobre PJ Harvey: Um Cão Chamado Dinheiro (2019), documentário de Seamus Murphy acompanhando a cantora e compositora, e o drama japonês Perfil de uma Mulher (2019), de Koji Fukada, sobre uma enfermeira cuja irmã desaparece.

Cada filme ficará online durante um dia, por 24h a partir da meia-noite. A programação também inclui curtas-metragens de Jennifer Reeder, Apichatpong Weerasethakul e Dan Sallitt. Entre as obras exibidas, dois títulos contam com recursos de acessibilidade em libras, audiodescrição e legenda descritiva. A programação completa, com as datas de exibição, pode ser encontrada no site oficial do INDIE, além das redes sociais do evento.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *