O mais novo projeto de Walter Salles – que estava longe da direção de longas há uma década, quando dirigiu Jia Zhangke: Um Homem de Fenyang (2014) – foi, enfim, apresentado. O palco de estreia de Ainda Estou Aqui, que também teve seu primeiro teaser divulgado (final da matéria), foi na mostra principal (Leão de Ouro) do conceituado Festival de Veneza 2024. A trama é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, que conta a história de sua família, que teve o destino transformado pelos horrores da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). E após a sessão, que contou com “09 minutos e 46 segundos de aplausos” (informação de Mariane Morisawa, da revista Veja), as primeiras impressões dos integrantes da mídia especializada presentes começaram a pipocar pela web.
LEIA MAIS
– Tudo o que sabemos até o momento sobre o novo Nosferatu
– Prêmio Grande Otelo 2024 :: Pedágio e O Sequestro do Voo 375 são os grandes vencedores
– FIPRESCI 2024 :: Pobres Criaturas vence o prêmio anual da federação de críticos
Segundo o crítico Xan Brooks, do jornal britânico The Guardian, a obra, estrelada por Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, foi digna de 3/5 estrelas. Brooks destacou que o filme pode ser lido com “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos da nação”. Xan ainda lembrou que, “incrivelmente”, a última incursão dramática de Salles nas telonas foi Na Estrada (2012), há mais de uma década. “O homem fez falta”, disse o jornalista.
Já David Rooney, da revista estadunidense The Hollywood Reporter, classificou Ainda Estou Aqui – que também conta com Valentina Herszage, Antonio Saboia e Marjorie Estiano no elenco – como “envolvente e profundamente tocante. Um dos melhores de Salles até hoje”. Rooney também fez questão de lembrar seu público da presença de Fernanda Montenegro na obra: “anteriormente indicada ao Oscar por Central do Brasil, também de Salles, a magnífica Fernanda Montenegro, agora com 90 anos, aparece em um papel que exige que ela fale através de seus olhos expressivos”.
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook | YouTube | X | Letterboxd
Stephanie Bunbury, do Deadline, revista online estadunidense, ressaltou o trabalho de Fernanda Torres. No papel de Eunice Paiva, ela demonstra “delicadeza emocional, transmitindo, através de sutis sinais, ansiedade e raiva pelo bem de sua família. Uma performance que deve catapultá-la para a corrida de prêmios, 25 anos depois que sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada ao Oscar”.
O portal ScreenDaily, por meio da jornalista Wendy Ide, afirmou que Walter “nunca exagera nas batidas emocionais do filme”, confiando na atuação “magnífica e complexa” de Torres. Por fim, o Cineuropa comenta que Ainda Estou Aqui é “drama familiar sólido que lança luz sobre uma página vergonhosa da história brasileira”. As palavras foram escritas pelo crítico de cinema italiano Davide Abbatescianni.
Vale lembrar que também estão na corrida pelo Leão de Ouro outros nomes de peso do cinema mundial. Pablo Larraín, com Maria, Todd Phillips, com Coringa: Delírio a Dois, Luca Guadagnino, com Queer, e Pedro Almodóvar, com The Room Next Door, são alguns dos cineastas que competem com Walter no tradicional evento italiano. Os vencedores do Festival de Veneza 2024 serão revelados no dia 07 de setembro. A seguir, fique com o teaser de Ainda Estou Aqui:
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Última Sessão - 13 de dezembro de 2024
- Privadas de Suas Vidas :: Terror nacional começa a ser gravado em São Paulo - 13 de dezembro de 2024
- Critics Choice Awards 2025 :: Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário