20181220 tinta bruta papo de cinema

Quinta-feira é o dia pelo qual todos esperamos. Claro, pois semanalmente é nele que a Filme Filme promove suas principais estreias nas seções Festivais, Documentários e Populares. Vale lembrar que nesta semana, excepcionalmente, um dos lançamentos foi antecipado. Vou Nadar Até Você (2018) foi disponibilizado na última terça-feira, encorpando o catálogo dos longas-metragens populares da Filme Filme. E para fazer companhia ao filme protagonizado por Bruna Marquezine (sobre o qual você pode ler aqui), a equipe de curadores escolheu a dedo dois filmaços. Um deles é um multipremiado brasileiro, que fez muito sucesso principalmente nos festivais de Berlim e do Rio. Não é pouca coisa. Já o outro é um documentário belíssimo indicado ao Oscar, dirigido por uma dupla aparentemente improvável, formada por um fotógrafo descolado e uma octogenária precursora da Nouvelle Vague francesa. Confira abaixo porque está simplesmente imperdível o cardápio de lançamentos da Filme Filme.

 

20200521 filme filme destaque 21 05 papo de cinema

Tinta Bruta, de Filipe MatzembacherMarcio Reolon
Vencedor do Teddy Awards no Festival de Berlim (prêmio destinado a produções de temática LGBTQI+), o filme da dupla gaúcha fez bonito também no 24º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, pois nele foi premiado como Melhor Revelação Masculina (Shico Menegat) e indicado a Melhor Direção de Fotografia e Roteiro Original.

“Tinta Bruta, mais recente longa-metragem de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, retrata a solidão em tempos de rede sociais e parcos contatos online. Mais do que isso: mostra as dificuldades de uma conexão real entre as pessoas e como cada um lida com esse fato (…) A dupla de cineastas não se limita a um texto recheado de ótimos e atuais diálogos sobre os relacionamentos modernos (como o pontual, mas não menos interessante, relato de uma amiga de Leo sobre o fim do namoro). É nos pequenos detalhes da câmera sobre o olhar dos outros que muito é dito. Pedro, com seus cabelos crespos e levemente compridos, o corpo esguio e uma personalidade que beira à androginia, causa efeito nas pessoas”. Confira aqui a nossa crítica completa.
EXCLUSIVO :: Entrevista com os diretores Marcio Reolon e Filipe Matzembacher

 

Visages Villages, de Agnès Varda, JR
Indicado ao Oscar e ao César de Melhor Documentário, o longa-metragem foi exibido nos festivais de Cannes, Toronto, Londres e Vancouver, isso para destacar apenas os mais conhecidos.

Varda e JR não dispensam a ficção, e mostram um gosto especial por explorar os limites entre as linguagens, brincando constantemente com a representação cinematográfica. Todas as discussões da dupla sobre o processo criativo, por exemplo, refletem embates reais, mas são apresentadas de modo conscientemente encenado, resultando em sequências divertidas e leves, com gags visuais e jogos de palavras (…) A harmonia entre o natural e o moldado pela visão artística sustenta o tom lúdico que envolve o documentário – das animações nos créditos iniciais e finais, passando pela van envelopada como máquina fotográfica na qual Varda e JR viajam, até o episódio em que os dois reencenam a sequência da corrida pelo Louvre de Band à Part (1964), de Godard”. Confira aqui a nossa crítica completa.

 20200521 750x200 filme filme papo de cinema 21 05

LEIA MAIS
Filme Filme :: Vou Nadar Até Você estreia na plataforma de streaming
Filme Filme :: Confira as estreias de 14 de maio
Filme Filme :: Confira as estreias de 07 de maio

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *