Será o futuro dos festivais de cinema que aconteçam apenas on-line?

Em tempos de pandemia de COVID-19, o tradicional Festival Mix Brasil é mais um a migrar para a internet. Mesmo com sua realização ocorrendo apenas daqui a cinco meses, entre 11 e 22 de novembro, seus organizadores já anunciaram que a 28ª edição será on-line. Caso haja viabilidade, serão realizadas sessões presenciais de alguns dos filmes, na cidade de São Paulo. Mas isto não é essencial para que o evento aconteça.

Tal divulgação veio na esteira da abertura das inscrições para a edição deste ano, tanto para as mostras de curtas quanto as de longa. Para cada uma delas há duas vertentes, uma nacional e outra estrangeira, sendo que apenas os nacionais concorrerão aos troféus Coelho de Ouro. As inscrições devem ser feitas através do site oficial, sendo que os curtas devem ter a duração máxima de 25 minutos. O anúncio dos selecionados ocorrerá em 10 de outubro.

Sessão com público do Festival Mix Brasil

 

Assim como aconteceu no Brasilia International Film Festival (BIFF), em abril deste ano, a opção on-line para festivais têm se tornado cada vez mais corriqueira também no Brasil. O Festival de Vitória já anunciou que explorará esta opção, assim como tanto o Cine PE quanto o Olhar de Cinema divulgaram que, ao menos parte da programação, será neste formato. Até mesmo o Festival de Brasília, cujo cancelamento foi anunciado mas depois teve sua realização confirmada, estuda o uso do drive-in local em suas sessões e, também, a exibição on-line. Resta o Festival de Gramado, adiado para setembro, que (por enquanto) nada disse sobre o tema.

LEIA MAIS:
BIFF 2020 revela os premiados de sua primeira edição on-line
Festival de Vitória 2020 se prepara para edição online
Governo do DF garante a realização do Festival de Brasília 2020

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *