Qual será o primeiro festival de cinema em solo brasileiro realizado presencialmente após a pandemia de COVID-19? A resposta, a cada dia fica mais difícil de saber.

A princípio seria o Festival de Gramado, agendado para ocorrer entre os dias 14 e 22 de agosto, mas seus organizadores anunciaram o adiamento do evento em um mês. Agora, a 48ª edição será realizada entre 18 e 26 de setembro.

“Os festivais mantêm o cinema vivo e Gramado tem muita honra em contribuir com o fortalecimento da indústria do audiovisual. Esse é o nosso compromisso e será mantido, ainda que não sejam descartadas alterações ou adequações no formato”, alerta Diego Scariot, gerente de projetos da Gramadotur, empresa responsável pela realização do festival.

O Palácio dos Festivais, tradicional sede do evento

 

Com a mudança de data, o próximo festival presencial será, por enquanto, o Cine PE. Inicialmente previsto para ocorrer entre 25 e 31 de maio, o evento pernambucano foi adiado para entre 24 e 30 de agosto, também devido à pandemia de COVID-19. No mesmo dia 30 terá início o Cine Ceará, a princípio agendado até 6 de setembro.

Mais dois festivais de cinema já possuem data ainda em 2020: o Olhar de Curitiba, que acontecerá entre 7 e 15  de outubro em Curitiba, e a Mostra de São Paulo, prevista para ocorrer entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro. Ao menos por enquanto, não há qualquer informação sobre os festivais do Rio e de Brasília.

LEIA MAIS:
Cine PE 2020 é adiado
44ª Mostra de São Paulo :: Festival abre inscrições para longas-metragens
Olhar de Cinema revela os filmes de sua retrospectiva on-line

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *