20231219 praia formosa papo de cinema

O Brasil estará presente na 53ª edição do Festival de Cinema de Roterdã. A ser realizado entre os dias 25 de janeiro e 4 de fevereiro de 2024, o evento que acontece na segunda maior cidade dos Países Baixos (perdendo apenas para a capital Amsterdã) é considerado um dos principais do mundo e tem vocação para destacar novas vozes do cinema mundial. Praia Formosa (2024), de Julia De Simone, foi selecionado à mostra principal e disputará o tão cobiçado Tigre de Ouro, a maior láurea da programação. O filme mostra uma mulher traficada do Reino do Congo para o Brasil no início do século 19 e que acorda em 2023 num Rio de Janeiro que ela não reconhece. Na Competição Big Screen também teremos filme daqui, mais especificamente Retrato de um Certo Oriente (2024), de Marcelo Gomes, baseado no livro homônimo de Milton Hatoum e que acompanha imigrantes libaneses se instalando em Manaus.

LEIA MAIS
18º Fest Aruanda :: Levante é o melhor filme da edição 2023. Confira os premiados
10ª Mostra de Gostoso :: Confira a lista de premiados no evento potiguar!
Mix Brasil 2023 :: Levante é o grande vencedor da 31ª edição! Confira todos os premiados!

Por fim, na Mostra Harbour teremos A Paixão Segundo G.H. (2023), de Luiz Fernando Carvalho, longa baseado no famoso livro de Clarice Lispector, Greice (2024), de Leonardo Mouramateus, e Levante (2023), de Lillah Halla. E também haverá brasileiros nas mostras de curtas-metragens: Potenciais à Deriva (2023), de Leonardo Pirondi, foi selecionado à Tiger Short Competition (a principal do formato), enquanto O Silêncio Elementar (2023), de Mariana de Melo, If I’m Here It Is by Mystery (2023), de Clari Ribeiro, e Um Tropeço em Cinco Movimentos (2023), de Valentina Rosset serão exibidos na mostra Short & Mid-length. Confira abaixo os selecionados às mostras principais de longas-metragens do 53º Festival de Cinema de Roterdã.

20231208 levante papo de cinema banner
Levante

TIGRE DE OURO (Mostra Principal)
Flathead, de Jaydon Martin (Austrália)
Grey Bees, de Dmytro Moiseiev (Ucrânia)
Kiss Wagon, de Midhun Murali (Índia)
La Parra, de Alberto Gracia (Espanha)
Me, Maryam, the Children and 26 Others, de Farshad Hashemi (Irã)
Moses, de Jenni Luhta e Lauri Luhta (Finlândia)
Praia Formosa, de Julia De Simone (Brasil)
Rei, de Tanaka Toshihiko (Japão)
Reise der Schatten, de Yves Netzhammer (Suíça)
She Fell to Earth, de Susie Au (Hong Kong)
Sr., de Lea Hartlaub (Alemanha)
Swimming Home, de Justin Anderson (Reino Unido)
The Ballad of Suzanne Césaire, de Madeleine Hunt-Ehrlich (EUA)
Under a Blue Sun, de Daniel Mann (França)

COMPETIÇÃO BIG SCREEN
Aire: Just Breathe, de Leticia Tonos Paniagua (República Dominicana)
Children of War and Peace, de Ville Suhonen (Finlândia)
Confidenza, de Daniele Luchetti (Itália)
Eternal, de Ulaa Salim (Dinamarca)
Milk Teeth, de Sophia Bösch (Alemanha)
O Pior Homem de Londres, de Rodrigo Areias (Portugal)
Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes (Brasil)
Seven Seas Seven Hills, de Ram (Índia)
Steppenwolf, de Adilkhan Yerzhanov (Cazaquistão)
Tenement, de Inrasothythep Neth e Sokyou Chea (Camboja)
The Old Bachelor, de Oktay Baraheni (Irã)
Yohanna, de Robby Ertanto (Indonésia)

20231219 relato de um certo oriente papo de cinema
Retrato de um Certo Oriente

MOSTRA HARBOUR
Lolo & Sosaku’ The Western Archive, de Sergio Caballero (Espanha)
A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho (Brasil)
Binary, de David-Jan Bronsgeest (Holanda)
Cosmic Miniatures, de Alexander Kluge (Alemanha)
Dream Team, de Lev Kalman e Whitney Horn (EUA)
Elegies, de Ann Hui (Hong Kong)
Future Me, de Vincent Boy Kars (Países Baixos)
Greice, de Leonardo Mouramateus (Brasil)
Head South, de Jonathan Ogilvie (Nova Zelândia)
Levante, de Lillah Halla (Brasil)
Maia: Portrait with Hands, de Alexandra Gulea (Romênia)
Mário, de Billy Woodberry (Portugal)
Melk, de Stefanie Kolk (Países Baixos)
Memory Dealers, de Mila van der Linden (Países Baixos)
NL-Alert, de Loïs Dols de Jong (Países Baixos)
Small Hours of the Night, de Daniel Hui (Singapura)
So Unreal, de Amanda Kramer (EUA)
The Waste Land, de Chris Teerink (Países Baixos)
Trauma Porn Club, de Michael Middelkoop (Países Baixos)
Venus, de Gonzalo Fernandez Carmona (Países Baixos)
Witte Wieven, de Didier Konings (Países Baixos)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *