A próxima edição do Festival de Locarno acontece apenas em agosto – precisamente, de 03 a 13 –, mas os organizadores anunciaram nesta quarta-feira, 13, que já escolheram a personalidade a ser homenageada durante essa comemorativa edição de 75º aniversário. A programação suíça celebrará a cineasta norte-americana Kelly Reichardt, considerada por muitos especialistas um dos grandes nomes do cinema independente dos Estados Unidos. Ela será agraciada com o Leopardo de Ouro Honorário numa cerimônia na Piazza Grande, no dia 12 de agosto, e participará de um debate público no dia 13. Além disso, serão exibidos dois filmes emblemáticos dela: O Atalho (2010) e Movimentos Noturnos (2013), exemplos diferentes (narrativa e tematicamente falando) da criatividade da realizadora que arrebatou recentemente a crítica com First Cow: A Primeira Vaca da América (2021).

LEIA MAIS
Elvis :: Cinebiografia dirigida por Baz Luhrmann terá première no Festival de Cannes
Raquel 1:1 :: Filme brasileiro concorre como melhor pôster no Festival SXSW. Confira a arte!
É Tudo Verdade 2022 :: Quando Falta o Ar vence o evento. Confira os premiados

“Consideramos o 75º aniversário do festival não apenas como uma ocasião propícia a olhamos para trás, mas também como uma oportunidade para imaginar o futuro. A decisão de homenagear Kelly Reichardt, referência do cinema contemporâneo que está viva e em constante desenvolvimento, reflete esse nosso desejo de olhar para frente, abraçando assim a diversidade e a mudança. Como expressão da capacidade inesgotável do cinema norte-americano de se reinventar, Kelly Reichardt é talvez a cineasta mais empolgante que trabalha hoje”, disse Giona A. Nazzaro, diretora artística do Festival de Locarno. Kelly Reichardt entrará para um rol (o dos agraciados com o Leopardo de Ouro Honorário) que tem nomes como Manoel de Oliveira, Bernardo Bertolucci, Ken Loach, Jean-Luc Godard, Werner Herzog, Agnès Varda, Michael Cimino, Marco Bellocchio, John Waters e John Landis.

Nos bastidores de “Certas Mulheres”. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *