Com o encerramento do 74º Festival de Berlim (2024), é hora de conhecermos os premiados de um dos mais prestigiados eventos cinematográficos do mundo. Em 2024 – assim como em 2023, quando Sur L’Adamant garantiu o prêmio máximo – um documentário saiu vencedor da festa. Na cerimônia oficial de premiação, realizada no último sábado, 24, Dahomey, deixou para trás o outros 19 concorrentes ao Urso de Ouro. A produção franco-senegalesa acompanha uma repatriação de artefatos históricos saqueados por colonizadores franceses em 1892. Os tesouros, caros à atual região da República do Benim, na África Ocidental, pertenceram ao Reino do Daomé (1600-1900) e voltaram para a casa em 2021.

LEIA MAIS
Festival de Berlim 2024 :: Martin Scorsese recebe o Urso de Ouro Honorário
Festival de Berlim 2024 :: Revelados os vencedores do Berlinale Co-Production Market
Festival de Berlim 2024 :: Começa a 74ª edição do tradicional evento alemão

Ao receber o Urso, Mati Diop, realizadora francesa que idealizou o longa, disse que a obra é como “um muro caindo, um muro de silêncio e negação que cada um de nós pode e deve, em conjunto, derrubar”. Diop afirmou ainda que “para reconstruir, primeiro, temos que restituir. E o que restituir significa? Restituir é fazer justiça”.

Mati Diop

Outros destaques ficaram por conta do dominicano Nelson Carlos De Los Santos Arias, que garantiu o Urso de Prata de Melhor Direção por Pepe, e o alemão Matthias Glasner, que venceu o troféu de Melhor Roteiro por Dying. Sobre atuações, o vencedor deste ano foi Sebastian Stan por A Different Man, enquanto Emily Watson ficou com o troféu de Melhor Performance Coadjuvante por Small Things Like These.

Sebastian Stan e Emily Watson

E o Brasil também foi consagrado na capital alemã. Na Mostra Encontros, o drama Cidade; Campo levou o prêmio de Melhor Direção para Juliana Rojas. Na trama, duas histórias focam na migração entre cidade e campo. Numa delas, a trabalhadora rural Joana se muda para São Paulo depois do rompimento de uma barragem. Na outra, Flávia se muda com a sua companheira para a fazenda herdada de seu pai. Fernanda Vianna e Bruna Linzmeyer estão no elenco.

Juliana Rojas

Vale lembrar que o Papo, mais uma vez, esteve presente nesta festa. Aqui no site, e também em nossas redes sociais, você pode conferir todos os registros do 74º Festival de Berlim (2024). A seguir, fique com os condecorados.

MOSTRA PRINCIPAL

MELHOR FILME: Dahomey, de Mati Diop
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI: Yeohaengjaui pilyo, de Hong Sang-soo
MELHOR DIREÇÃO: Nelson Carlos De Los Santos Arias por Pepe
PRÊMIO DO JÚRI: L’ Empire, de Bruno Dumont
CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA: The Devil’s Bath, de Veronika Franz e Severin Fiala
MELHOR ROTEIRO: Steben, de Matthias Glasner
MELHOR ATUAÇÃO COADJUVANTE: Emily Watson, por Small Things Like These
MELHOR ATUAÇÃO: Sebastian Stan, por A Different Man

BERLINALE SHORTS

MELHOR CURTA-METRAGEM: Un movimiento extraño, de An Odd Turn
PRÊMIO DO JÚRI: Retian wu hou, de Wenqian Zhang
MENÇÃO HONROSA: That’s All From Me, de Eva Könnemann
CURTA-METRAGEM INDICADO PARA O EUROPEAN FILM AWARDS: That’s All From Me, de Eva Könnemann

MOSTRA ENCONTROS

MELHOR FILME: Direction Action, de Guillaume Cailleau, Ben Russell
MELHOR DIREÇÃO: Cidade; Campo, de Juliana Rojas
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI EX-AEQUO: Khamyazeye bozorg, de Aliyar Rasti, e Kong fang jian li de nv ren, de Qiu Yang

MOSTRA DOCUMENTÁRIOS

MELHOR DOCUMENTÁRIO: No Other Land, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor (Panorama Documentário)
MENÇÃO HONROSA: Direction Action, de Guillaume Cailleau, Ben Russell

GWFF

MELHOR PRIMEIRO FILME: Cu Li Không Bao Giờ Khóc, de Phạm Ngọc Lân (da Mostra Panorama)

FIPRESCI (Crítica Internacional)

MELHOR FILME: My Favourite Cake, de Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha
MELHOR FILME DA ENCONTROS: Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz
MELHOR FILME DA PANORAMA: Faruk, de Asli Özge
MELHOR FILME DA FORUM: The Human Hibernation, de Anna Cornudella Castro

TROFÉU TEDDY

MELHOR FILME: All Shall Be Well, de Ray Yeung
MELHOR DOCUMENTÁRIO (ESSAY FILM): Teaches of Peaches, de Philipp Fussenegger, Judy Landkammer
MELHOR CURTA-METRAGEM: Grandmamauntsistercat, de Zuza Banasińska
PRÊMIO DO JÚRI: Crossing, de Levan Akin
TEDDY ESPECIAL: Lothar Lambert (cineasta)

TROFÉU CALIGARI

MELHOR FILME: Shahid, de Narges Kalhor

TROFÉU PEACE

MELHOR FILME: Favoriten, de Ruth Beckermann

TROFÉU DA ANISTIA INTERNACIONAL

MELHOR FILME: The Stranger’s Case, de Brandt Andersen

MOSTRA PANORAMA (JÚRI POPULAR)

MELHOR FILME: Memorias de un cuerpo que arde, de Antonella Sudasassi Furniss
MELHOR DOCUMENTÁRIO: No Other Land, de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor

GERAÇÕES

Júri Geração Kplus Infantil

MELHOR FILME: It’s Okay, de Kim Hye-young
MENÇÃO HONROSA: Young Hearts (Junge Herzen), de Anthony Schatteman
MELHOR CURTA-METRAGEM: Papillon (Buterfly / Schmettering), de Florence Miailhe
MENÇÃO HONROSA: Sukoun (Amplifield / In die Stille), de Dina Naser

Competição Generation Kplus

GRANDE PRÊMIO DO JÚRI INTERNACIONAL: Reinas, de Klaudia Reynicke
MENÇÃO HONROSA: Raiz, de Franco Garcia Becerra
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI INTERNACIONAL DE MELHOR CURTA-METRAGEM: A Summer’s End Poem (Sommer, Ende), de Lam Can-zhao
MENÇÃO HONROSA: Uli, de Mariana Gil Ríos

Generation 14plus

MELHOR FILME: Last Swin, de Sasha Nathwani
MENÇÃO HONROSA: Kai Shi De Qiang (She Sat There Like All Ordinary Ones), de Qu Youjia
URSO DE CRISTAL PARA MELHOR CURTA-METRAGEM: Cura Sana, de Lucía G. Romero
MENÇÃO HONROSA: Lapso, de Caroline Cavalcanti
GRANDE PRÊMIO DO JÚRI INTERNACIONAL: Comme le feu (Who by Fire), de Phillippe Lesage
MENÇÃO HONROSA: Maydegol, de Sarvnaz Alambeigi
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI INTERNACIONAL DE MELHOR CURTA-METRAGEM: Un pájaro voló (A Bird Flew), de Leinad Pájaro De La Hoz
MENÇÃO HONROSA: Songs of Love and Hate, de Saurav Ghi

PRÊMIO DO JÚRI ECUMÊNICO

MELHOR FILME: My Favourite Cake, de Maryam Moghaddam e Behtash Sanaeeha
MELHOR FILME DA PANORAMA: Sex, de Dag Johan Haugerud
MELHOR FILME DA FORUM: Marijas Klusums, de Dãvis Sīmanis
MENÇÃO HONROSA: Intercepted, de Oksana Karpovych

(Fotos: Ali Ghandtschi, Dirk Michael Deckbar, Richard Hübner, Alexander Janetzko e Sandra Weller, oficial, Berlinale 2024)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *