Um dos mais cultuados cineastas do mundo desfilou pelo tapete vermelho do 74º Festival de Berlim (2024) na noite da última terça-feira, 20. Martin Scorsese, multipremiado diretor, se fez presente no evento alemão para receber uma das honrarias mais prestigiadas do festival: o Urso de Ouro Honorário. O troféu – já entregue em anos anteriores a talentos como Steven Spielberg, Meryl Streep, Sophia Loren e James Stewart – celebra o conjunto da obra de profissionais reconhecidos na Sétima Arte. Aos 81 anos, o responsável por Assassinos da Lua das Flores (2023), longa atualmente na corrida do Oscar 2024, foi aplaudido por espectadores e artistas.

Scorsese recebeu a homenagem das mãos do diretor alemão Wim Wenders que, antes da entrega, salientou a imponência frase “Dirigido por Martin Scorsese”. Segundo Wenders, “por meio século, isto tornou-se um marca”. Ao receber o Urso de Ouro, Martin alegou não ser capaz de capaz de falar do seu trabalho, mas salientou se sentir “abençoado”.

Martin Marcantonio Luciano Scorsese nasceu em 1942, no bairro do Queens, cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Filho de imigrantes italianos, por muito pouco não acabou indo parar num seminário para padres. No entanto, preferiu canalizar sua paixão no cinema, fazendo dessa expressão sua verdadeira casa. Hoje, 80 anos após seu nascimento, está consagrado como um dos maiores gênios do cinema mundial. Já conquistou diversos prêmios, entre eles o Oscar, o BAFTA (Inglaterra), a Palma de Ouro em Cannes, o César (França), o David di Donatello (Itália), o Globo de Ouro, o Emmy, e o Leão de Ouro em Veneza, dentre tantos outros. Ao lado de Francis Ford CoppolaBrian de PalmaSteven Spielberg e George Lucas, revolucionou o cinema hollywoodiano nos anos 1970.

LEIA MAIS
– Cobertura :: 74º Festival de Berlim (2024)
– Festival de Berlim 2024 :: Revelados os vencedores do Berlinale Co-Production Market
– Festival de Berlim 2024 :: Começa a 74ª edição do tradicional evento alemão

Vale lembrar que o 74º Festival de Berlim (2024) segue até o dia 25 de fevereiro na capital alemã. O Papo, mais uma vez, está presente nesta festa. Portanto, fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhum registro do festival.

Fotos: Ali Ghandtschi, Dirk Michael Deckbar, Richard Hübner, Alexander Janetzko e Sandra Weller (Berlinale, oficial, 2024).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *