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Como boa parte dos eventos cinematográficos, o Cine PE aconteceu em modo online no ano de 2020. Felizmente por conta da eficácia do plano vacinal contra a Covid-19, e os decorrentes números menos alarmantes de óbitos e casos, neste ano a organização pode retornar ao presencial e, de quebra, utilizando como sede principal um espaço tradicional da cinefilia pernambucana. A vigésima quinta edição do Cine PE, que começa nesta terça-feira, 23, vai acontecer no Teatro do Parque, no centro do Recife, prédio reaberto ao público em dezembro de 2020 após mais de 10 anos fechado. O local tem uma história mais que centenária e foi alvo de uma série de disputas e descasos ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, em 2015, quando o Teatro do Parque comemorava 100 anos, ele ainda permanecia sem previsão de reabertura, o que mereceu a atenção de autoridades, membros da classe cultural e demais interessados da sociedade civil. Então, é emblemático que o 25º Cine PE aconteça lá.

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Claro que o Papo de Cinema não poderia perder a oportunidade. Nosso editor Marcelo Müller acompanha a intensa programação de perto. Ao todo, serão exibidos mais de 30 curtas e seis longas-metragens – incluindo o elogiado Deserto Particular (2021), escolhido para representar o Brasil na corrida do Oscar 2022. Tanto as exibições quanto os debates (que acontecerão nas manhãs seguintes às projeções) serão gratuitos e completamente abertos ao público. Fique ligado por aqui, pois a partir desta terça-feira, 23, tem muito Cine PE aqui no Papo de Cinema.

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Teatro do Parque. Foto/Andrea Rego Barros

 

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
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