Após revelar os filmes que disputarão os Kikitos, o Festival de Gramado 2025, que acontecerá de 13 a 23 de agosto, anunciou os nomes que integrarão as tradicionais homenagens do evento. Um dos mais destacados da lista é Rodrigo Santoro que, na 53ª edição do evento realizado na Serra Gaúcha, receberá o Kikito de Cristal pelo conjunto da obra. A honraria é tradicionalmente entregue à celebridades de renome internacional, tal qual Rodrigo, que despontou para o mundo com Bicho de Sete Cabeças (2000).
LEIA MAIS
– Festival de Gramado 2025 :: Revelados os filmes da 53ª edição!
Em seguida, ingressou em Hollywood, atuando ao longo dos anos em projetos como 300 (2006), O Que Esperar Quando Você Está Esperando (2012), Golpe Duplo (2015) e Ben-Hur (2016). Alice Braga, Leonardo Sbaraglia, Cecilia Roth e Juan José Campanella são alguns dos artistas que já foram agraciados com o prêmio.
A presença de Santoro na Serra Gaúcha não chega a ser surpresa, visto que o astro é um dos atores de O Último Azul, de Gabriel Mascaro, projeto que foi anunciado como longa de abertura do Festival de Gramado 2025 ainda em junho. A entrega do prêmio acontecerá na sexta-feira, 15, no start dos trabalhos. Vale lembrar também que Santoro já foi homenageado na Serra Gaúcha anteriormente. Em 2014, ele foi agraciado com o Troféu Cidade de Gramado.

FESTIVAL DE GRAMADO 2025: MARIZA LEÃO
Conceituada produtora, Mariza Leão será homenageada com o Troféu Eduardo Abelin na segunda-feira, 18. Mariza iniciou sua trajetória no audiovisual ao lado do cineasta Sérgio Rezende, com quem fundou, há 50 anos, a produtora Morena Filmes. Foi a primeira diretora-geral da RioFilme e presidiu o SICAV: Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual. Ao longo de sua carreira, dirigiu curtas e produziu apostas da saga De Pernas pro Ar, além de Nunca Fomos Tão Felizes (1984), O Homem da Capa Preta (1986), Lamarca (1994), Guerra de Canudos (1997), Meu Nome Não É Johnny (2008) e Apenas o Fim (2008).

FESTIVAL DE GRAMADO 2025: MARCÉLIA CARTAXO
E na terça-feira, 19, será a vez da atriz Marcélia Cartaxo receber o Troféu Oscarito, homenagem dedicada a grandes nomes da atuação no cinema brasileiro. Com mais de 40 anos de carreira, a artista paraibana tornou-se um dos rostos mais celebrados do país nas telonas. Marcélia ganhou projeção internacional ao interpretar a personagem Macabéa em A Hora da Estrela (1985), adaptação da obra de Clarice Lispector dirigida por Suzana Amaral. Pelo papel, conquistou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim 1986.
Desde então, acumulou participações marcantes em filmes como Madame Satã (2001) e O Céu de Suely (2006), consolidando uma carreira dedicada a personagens complexas, sempre em diálogo com o Brasil marginal. Em Gramado, Marcélia já venceu dois Kikitos: em 2019, por Pacarrete, e em 2022, por A Mãe.

Vale lembrar que o Papo de Cinema estará presente no Festival de Gramado 2025. Da Serra Gaúcha, traremos notícias, entrevistas exclusivas e críticas dos principais filmes. Fique ligado!
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO DE CINEMA NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Bonito CineSur 2025 :: Confira a programação completa da 3ª edição do festival sul-mato-grossense! - 16 de julho de 2025
- Catálogo :: T01 - 16 de julho de 2025
- Catálogo - 16 de julho de 2025
Deixe um comentário