20210902 jane campion papo de cinema

Durante a coletiva de imprensa de seu mais novo filme, The Power Of The Dog, concorrente ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, a cineasta Jane Campion comparou o movimento #MeToo com a queda do Muro de Berlim. Para a realizadora neozelandesa, ambos os eventos possuem um efeito cascata. “Tudo o que posso dizer é que desde que o #MeToo aconteceu tenho observado uma mudança no clima que é absolutamente substancial … é como o Muro de Berlim caindo”. No embalo dessa declaração, ela comentou o atual momento do cinema no que diz respeito à representatividade feminina e à vitória de mulheres em premiações e/ou festivais tradicionalmente dominados por homens: “Para mim, as meninas estão indo muito bem (…) no entanto, as estatísticas ainda não favorecem as mulheres (…) a grande perda para todos é que simplesmente não há vozes suficientes descrevendo quem somos”.

LEIA MAIS
#MeToo: Defesa de Harvey Weinstein perde em tentativa de desconsiderar dois casos de estupro
Casey Affleck diz ser a favor do #MeToo e que é frustrante estar marcado por controvérsias
Molly Ringwald considera Clube dos Cinco problemático à luz da era #MeToo

Vale lembrar que antes da francesa Julia Ducournau ter ganhado a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2021 com Titane, Jane Campion era a única mulher a ter vencido o prêmio principal do evento francês, com O Piano (1993). Sobre o #MeToo, vale destacar que se trata de um movimento que se alastrou rapidamente a partir das manifestações de figuras conhecidas de Hollywood e que visa coibir abusos contra mulheres no ambiente laboral. Na esteira dessa movimentação social, nomes poderosos como Harvey Weinstein foram desmascarados como assediadores contumazes que deveriam pagar por seus crimes.

20210902 jane campion photo by julie cunnah papo de cinema

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *