Está prestes a começar o maior festival de documentários da América Latina. A 29ª edição do É Tudo Verdade acontecerá de 03 a 14 de abril nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com entrada franca em todas as sessões. Posteriormente, de 15 a 30 de Abril, os curtas-metragens brasileiros da seleção serão exibidos na plataforma de streaming Itaú Cultural Play. O evento exibirá neste ano um total de 77 filmes vindos de 34 países. “Há muito que celebrar numa safra tão vigorosa de documentários como a que temos o privilégio de lançar no país nesta 29ª edição. É uma reafirmação do poder do cinema com rara intensidade”, comemora o diretor-fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki. Uma das grandes atrações paralelas às exibições será a presença do diretor e ensaísta britânico Mark Cousins, que visita o Brasil pela primeira vez – seus filmes serão apresentados e ele terá encontros com as plateias no Rio e em São Paulo. Confira logo abaixo a lista completa dos filmes selecionados para o É Tudo Verdade 2024.
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SESSÕES DE ABERTURA
O Competidor, de Clair Titley (Reino Unido)
Um Filme para Beatrice, de Helena Solberg (Brasil)
SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Luiz Melodia: No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan (Brasil)
COMPETIÇÃO BRASILEIRA – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
Diamantes, de Daniela Thomas, Sandra Corveloni e Beto Amaral
Fernanda Young: Foge-me ao Controle, de Susanna Lira
Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, de Bel Bechara e Sandro Serpa
Inutensílios, de Bruno Jorge
Lampião, Governador do Sertão, de Wolney Oliveira
Tesouro Natterer, de Renato Barbieri
Verissimo, de Angelo Defanti
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – LONGAS OU MÉDIAS-METRAGENS
Celluloid Underground, de Ehsan Khoshbakht (Irã/Reino Unido)
Cento e Quatr, de Jonathan Schörnig (Alemanha)
Copa de 71, de Rachel Ramsay e James Erskine (Reino Unido)
Corpo, de Petra Seliškar (Eslovênia/Macedônia do Norte/Croácia)
Diários da Caixa Preta, de Shiori Ito (Japão/EUA/Reino Unido)
E Assim Começa, de Ramona S. Diaz (EUA/Filipinas)
Mamãe Suriname: Mama Sranan, de Tessa Leuwsha (Países Baixos)
Mixtape La Pampa, de Andrés di Tella (Argentina/Chile)
O Mundo é Família, de Anand Patwardhan (Índia)
O Relatório da Revolta de 1967, de Michelle Ferrari (EUA)
Uma Estória Americana, de Jean-Claude Taki e Alexandre Gouzou (França/Itália)
Zinzindurrunkarratz, de Oskar Alegria (Espanha)
COMPETIÇÃO BRASILEIRA – CURTAS-METRAGENS
A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza
Aguyjevete Avaxi’i, de Kerexu Martim
As Placas são Invisíveis, de Gabrielle Ferreira
Até Onde o Mundo Alcança, de Daniel Frota de Abreu
Noite das Garrafadas, de Elder Gomes Barbosa
Sem TÍtulo #9: Nem Todas as Flores da Falta, de Carlos Adriano
Serão, de Caio Bernardo
Sertão, América, de Marcela Ilha Bordin
Utopia Muda, de Julio Matos
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL – CURTAS-METRAGENS
Anseio de Luz, de Alba Cros Pellisé (Espanha)
Avalanche, de Daniel Cortés (Colômbia)
Azul, de Violena Ampudia (Cuba/Bélgica)
Como Agradar, de Elina Talvensaari (Finlândia)
Entre a Graça e a Violência, de Şirin Bahar Demirel (Turquia/Países Baixos)
Getty Abortions, de Franzis Kabisch (Áustria)
Minha Irmã, de Mariusz Rusiński (Polônia)
Parentesco Indesejado, de Pavel Mozhar (Alemanha)
Só a Lua Entenderá, de Kim Torres (Costa Rica/EUA)
MOSTRA O ESTADO DAS COISAS
À Beira da Guerra: Ariane Mnouchkine e o Théâtre du Soleil em Kyiv, de Duccio Bellugi-Vannuccini e Thomas Briat (França)
Adeus Tiberíades, de Lina Soualem (França/Palestina/Bélgica/Qatar)
Anna Mariani: Anotações Fotográficas, de Alberto Renault (Brasil)
Borderland: A Fronteira Interior, de Pamela Yates (EUA)
Brizola, de Marco Abujamra (Brasil)
Neve Negra, de Alina Simone (EUA/Dinamarca)
Retomada, de Ricardo Martensen (Brasil)
FOCO LATINO-AMERICANO
A Neve Entre os Dois, de Pablo Martínez Pessi (Uruguai/Suécia/Chile)
Igualada, de Juan Mejía Botero (Colômbia/EUA/México)
Órbita, de Clea Eppelin Ugarte (Costa Rica/Chile/EUA)
Os Médicos de Nietzsche, de Jorge Leandro Colas (Argentina/França)
PROGRAMAS ESPECIAIS
32 Sons, de Sam Green (EUA)
A Senhora das Flechas, de Heidi Specogna (Alemanha/Suíça)
Antonio Candido: Anotações Finais, de Eduardo Escorel (Brasil)
As Cores e Amores de Lore, de Jorge Bodanzky (Brasil)
CLÁSSICOS É TUDO VERDADE
Fellini, Confidências Revisitadas, de Jean-Christophe Rosé (França)
Nurith Aviv: Mulher Com Uma Câmera, de Zohar Behrendt (Israel)
O Cinema Por Dentro, de Chad Freidrichs (EUA)
Say God Bye, de Thomas Imbach (Suíça)
HOMENAGEM – ROBERT DREW
Faces de Novembro, de Robert Drew (1964) (EUA)
Primárias, de Robert Drew (1960) (EUA)
HOMENAGEM – 50 ANOS DA REVOLUÇÃO DOS CRAVOS
As Armas e o Povo, de Filme Coletivo (1975) (Portugal)
Outro País, de Sérgio Tréfaut (2000) (Portugal)
RETROSPECTIVAS – THOMAZ FARKAS
Hermeto, Campeão, de Thomaz Farkas (1981) (Brasil)
Improvável Encontro, de Lauro Escorel (2016) (Brasil)
Paraíso, Juarez, de Thomaz Farkas (1971) (Brasil)
Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, de Ricardo Dias (2006) (Brasil)
Thomaz Farkas, Brasileiro, de Walter Lima Jr. (2004) (Brasil)
Todomundo, de Thomaz Farkas (1980) (Brasil)
RETROSPECTIVA – MARK COUSINS
A História do Olhar, de Mark Cousins (2021) (Reino Unido)
Cinema Tem Sido Meu Verdadeiro Amor: O Trabalho e A Vida de Lynda Myles, de Mark Cousins (2023) (Reino Unido)
Eu Sou Belfast, de Mark Cousins (2015) (Reino Unido)
Marcha Sobre Roma, de Mark Cousins (2022) (Itália)
Meu Nome é Alfred Hitchcock, de Mark Cousins (2022) (Reino Unido)
Os Olhos de Orson Welles, de Mark Cousins (2018) (Reino Unido)
Uma História de Crianças e Cinema, de Mark Cousins (2013) (Reino Unido)
Women Make Film: Episódio I, de Mark Cousins (2018) (Reino Unido)
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