Nesta terça-feira, dia 10, foram anunciados os filmes selecionados para a 25ª edição do É Tudo Verdade, maior festival brasileiro dedicado aos documentários, que será organizado entre 26 de março e 5 de abril em São Paulo, e entre 31 de março e 5 de abril no Rio de Janeiro. Durante a coletiva de imprensa, o curador e diretor artístico Amir Labaki desenhou tanto um cenário de crise profunda quanto um desejo de resistência através do cinema:

“A cultura brasileira está abandonada, com raras exceções. Por isso, são fundamentais as parcerias”, afirmou, em menção à participação ainda maior do Itaú e Itaú Cultural na edição 2020. Além dele, o circuito Sesc participa com cinemas importantes como o Sesc 24 de Maio, ao passo que o circuito Spcine contribui com aporte financeiro, circuito de salas e também a exibição gratuita de filmes do catálogo por meio do serviço Spcine Play.

“A indústria cultural está sendo paralisada, e estão tentando retroceder. Mas não vamos retroceder”, defendeu Labaki. “Infelizmente, neste país a cultura não é prioridade. Se fosse, o Museu Nacional não teria queimado. É um milagre um festival como o É Tudo Verdade existir há 25 anos”.

 

Amir Labaki

 

Laís Bodanzky, cineasta e diretora da Spcine, enxerga o festival como “o abre-alas, o primeiro evento do ano” com o qual a instituição firma parceria. Ela concorda com a situação de crise institucional da cultura, mas frisa a resistência local em relação à gestão federal: “Não vejo os municípios concordando com esse ataque à cultura, muito pelo contrário”.

Eduardo Saron, em nome do Itaú, lembrou que a cultura constitui o segundo setor de maior crescimento econômico no país, responsável pela geração de milhares de empregos. Para ele, o festival serve não apenas para disponibilizar obras de alto nível ao público, mas também para “ativar redes orgânicas entre diretores, produtores e exibidores” responsáveis pela dinâmica da produção cultural.

O Festival É Tudo Verdade traz este ano 83 filmes diferentes em seis salas. A sessão de abertura ocorre em São Paulo com o filme Golpe 53 (2019), de Taghi Amirani, sobre o golpe de Estado no Irã orquestrado por Estados Unidos e Reino Unido. Os cariocas começam o evento com A Cordilheira dos Sonhos (2019), de Patricio Guzmán, que efetua uma ponte entre a ditadura chilena e a geografia local.

 

Collective

 

A competição brasileira torna-se ainda mais acirrada: ao invés de sete filmes concorrendo ao prêmio máximo, serão dez concorrente este ano, graças à qualidade da seleção, como afirma Labaki. Os concorrentes são:

  • A Ponte de Bambu, de Marcelo Machado
  • Atravessa a Vida, de João Jardim
  • Dentro da minha Pele, de Toni Venturi
  • Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil, de Carol Benjamin
  • Jair Rodrigues – Deixa que Digam, de Rubens Rewald
  • Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz
  • Meu Querido Supermercado, de Tali Yankelevich
  • Não Nasci para Deixar meus Olhos Perderem Tempo, de Cláudio Moraes
  • Os Paralamas do Sucesso – Os Quatro, de Roberto Berliner e Paschoal Samora
  • Segredos de Putumayo, de Aurélio Michiles

Além destes, a competição internacional traz grandes filmes aclamados em festivais como O Fator Humano e Collective – este último, apresentado aos jornalistas pela manhã. Em paralelo às sessões de filmes – que ainda incluem os curtas-metragens, as mostras Latino-Americana e O Estado das Coisas -, serão organizadas conferências, debates e seminários. Para comemorar os 25 anos, a retrospectiva do festival busca mostrar como fenômenos políticos e sociais de 2020 eram previstos pelo cinema de décadas atrás.

Você encontra mais informações sobre os filmes, horários e locais de exibição na página oficial do É Tudo Verdade.

 

LEIA MAIS
É Tudo Verdade 2019 :: Cine Marrocos vence o festival. Confira a lista completa dos premiados
É Tudo Verdade 2019 :: Encontros com documentaristas agitam programação paralela
Festival :: É Tudo Verdade 2019

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *