A refilmagem do clássico Duna (1984) tem despertado controvérsias desde que foi anunciada. Por que mexer com um dos maiores exemplos de ficção científica na história do cinema? Algum diretor poderia reproduzir o impacto do projeto de David Lynch? Que mudanças precisariam ser feitas para adaptar o romance de Frank Herbert aos dias de hoje?

Discussões à parte, a nova versão anda a todo vapor pelas mãos de Denis Villeneuve, o mesmo cineasta que investiu em outra saga de sucesso da ficção científica: Blade Runner, ao dirigir Blade Runner 2049 (2017). Agora, ele adapta a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), jovem pertencente a uma família nobre. Ele pretende observar o seu pai enquanto se prepara para assumir uma posição de liderança no futuro, porém um acidente o obriga a liderar muito antes do esperado.

LEIA MAIS
Duna :: Ator diz que Denis Villeneuve faz jus ao legado de Frank Herbert
Duna :: Josh Brolin e Jason Momoa entram para o elenco dos longas
Denis Villeneuve confirma que Duna será adaptado em dois filmes

 

 

A revista Vanity Fair divulgou a primeira imagem oficial do projeto, que continua a todo vapor apesar das paralisações durante a pandemia de Covid-19. Como todas as filmagens já tinham sido concluídas antes da disseminação do vírus, o projeto pode ser finalizado de modo a manter a data de lançamento, prevista para dezembro de 2020 – certamente de olho na próxima cerimônia do Oscar.

A imagem revela Timothée Chalamet caminhando por Caladan, seu planeta natal, mas uma rápida olhada para o céu nos permite ver algumas diferenças em relação à Terra. Qualquer cinéfilo que conheça o trabalho de Villeneuve (de Os Suspeitos, 2013, e A Chegada, 2016) deve esperar imagens deslumbrantes e bastante criativas, o que parece apropriado para uma nova ficção científica.

Duna (2020) traz um elenco para ninguém botar efeito: Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Stellan Skarsgard, Zendaya, Jason Momoa, Dave Bautista, Josh Brolin e Charlotte Rampling. Que tal?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *