20250808 planeta dos macacos o confronto papo de cinema 800

Planeta dos Macacos: O Confronto é o destaque do Domingo Maior deste domingo, 10. Lançado em 2014, o longa é o segundo capítulo da nova trilogia da clássica franquia. A aposta, como de costume, chamou atenção não apenas pelos efeitos visuais, mas por um elemento especial que segue rendendo questionamentos. Siga o fio e saiba mais!

DOMINGO MAIOR :: PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO

SINOPSE

No Domingo Maior, dez anos após sua liberdade, César vive em paz com macacos na floresta próxima a San Francisco, enquanto os humanos enfrentam uma epidemia. Sem energia elétrica, um grupo de sobreviventes planeja invadir a floresta para reativar uma usina.

A REVOLUÇÃO DO MOTION CAPTURE

A captura de movimento, tal como conhecemos hoje – capaz de registrar minuciosamente os gestos, expressões e nuances de uma performance humana – começou a ganhar forma no início dos anos 2000, com o desenvolvimento de tecnologias voltadas à atuação digital. Mas foi com a entrada de Andy Serkis em cena que essa ferramenta deixou de ser apenas um recurso técnico para se tornar uma forma legítima de interpretação.

Sua atuação como Gollum na trilogia O Senhor dos Anéis, especialmente em As Duas Torres (2002), marcou um divisor de águas: Serkis não apenas dublava o personagem digital, ele o interpretava integralmente, com o corpo todo e uma carga dramática que só o teatro e o cinema permitiam. Anos depois, ele repetiria o feito em papéis como King Kong (2005) e, sobretudo, César em Planeta dos Macacos: A Origem (2011) e Planeta dos Macacos: O Confronto (2014), consolidando-se como o maior nome da chamada performance capture.

Domingo Maior :: Planeta dos Macacos: O Confronto
Domingo Maior :: Planeta dos Macacos: O Confronto

E AS PREMIAÇÕES?

Apesar do impacto significativo das atuações de Serkis, Hollywood ainda reluta em reconhecer performances por captura de movimento nas principais premiações. Um dos argumentos é que essas atuações dependem fortemente do trabalho de equipes de efeitos visuais, o que dificultaria a atribuição do mérito exclusivamente ao ator. No entanto, Serkis e outros profissionais têm defendido que a essência da atuação – a expressão emocional, o timing e a presença cênica – permanece sendo responsabilidade do ator, independentemente da tecnologia envolvida.

Domingo Maior :: Andy Serkis
Domingo Maior :: Andy Serkis

Ao The Guardian, em 2012, James Franco, coestrela de Serkis em Planeta dos Macacos: A Origem, afirmou que Serkismerecia uma indicação ao Oscar por sua atuação como César”, destacando que a performance captura é uma “forma legítima de atuação que ainda não recebe o devido reconhecimento”.

À medida que a tecnologia de captura de movimento continua a evoluir e se tornar mais integrada às produções cinematográficas, cresce a pressão para que as premiações reconheçam essas performances de forma justa. Embora ainda haja resistência, é possível que, no futuro, categorias específicas sejam criadas para valorizar a atuação digital, ou que essas performances sejam incluídas nas categorias tradicionais de atuação. O trabalho pioneiro de Andy Serkis certamente desempenhará um papel crucial nesse processo de reconhecimento.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO DE CINEMA NAS REDES

Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *