20190219 avatar papo de cinema

Neste domingo, 04 de janeiro, o Campeões de Bilheteria irá apresentar Avatar (2009), superprodução dirigida por James Cameron, a partir das 15h30min, na Rede Globo. Essa produção é um marco na história do cinema, não apenas por ter quebrado recordes de bilheteria – é até hoje o filme de maior sucesso de todos os tempos – como também redefiniu os padrões do cinema visual contemporâneo. Mas o que poucos sabem é que o projeto ficou por anos engavetado, quase não se tornou realidade e ainda poderia ter sido feito de um modo bem diferente desse que veio ao público. Segue o fio aqui com a gente e entenda toda essa confusão dos bastidores!

CAMPEÕES DE BILHETERIA :: AVATAR

Em Avatar, a história se passa em 2154, quando a humanidade explora o planeta Pandora em busca de recursos naturais. O ex-fuzileiro Jake Sully (Sam Worthington), paraplégico, é recrutado para participar do programa Avatar, que o permite controlar remotamente um corpo híbrido entre humano e Na’vi, a espécie nativa do planeta. Aos poucos, ele se aproxima do povo local, especialmente da guerreira Neytiri (Zoe Saldaña), e passa a questionar as intenções destrutivas de seus superiores.

Campeões de Bilheteria :: Avatar
Campeões de Bilheteria :: Avatar

POR QUE JAMES CAMERON QUASE NÃO FEZ AVATAR?

O roteiro de Avatar foi escrito por James Cameron em 1994, logo após o sucesso de O Exterminador do Futuro 2 (1991) e antes do estouro de Titanic (1997). A ideia já era ousada: uma fábula de ficção científica em outro planeta, com criaturas digitais convincentes e um universo alienígena visualmente rico. No entanto, o diretor percebeu que a tecnologia da época era insuficiente para dar vida à sua visão. Em entrevistas, afirmou que os efeitos visuais disponíveis nos anos 1990 não conseguiriam criar personagens com a profundidade emocional que ele esperava dos Na’vi.

É claro que, com o sucesso de suas obras anteriores, qualquer projeto que James Cameron levasse aos executivos dos grandes estúdios teria tudo para ser aprovado. Porém, mesmo com os avanços vistos em Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993), muita coisa em Avatar teria que ser feito de forma artesanal, com atores em fantasias e muitos efeitos práticos, como o uso de próteses e maquiagens. O cineasta até chegou a considerar essa possibilidade por um tempo, mas preferiu esperar do que comprometer sua visão por falta de uma tecnologia que atendesse a sua demanda.

Avatar
Avatar

AVATAR :: O INÍCIO DE UMA SAGA

Durante mais de dez anos, Avatar não passou de um projeto, que permaneceu “na gaveta” de James Cameron, sendo constantemente atualizado à medida que a tecnologia avançava. Foi apenas após assistir ao impacto da trilogia O Senhor dos Anéis (especialmente Gollum) e ao crescimento da captura de performance que o cineasta vencedor do Oscar decidiu retomar essa ideia.

Em 2005, reuniu uma equipe para desenvolver a Fusion Camera System, que permitia a filmagem em 3D com maior realismo. Em 2009, finalmente, Avatar estreou e se tornou a maior bilheteria da história do cinema mundial, coroando a paciência e a ambição técnica de seu criador. Até hoje, o longa já arrecadou US$ 2,9 bilhões ao redor do mundo, um número que segue imbatível. Tamanho sucesso não passaria desapercebido, já tendo rendido duas sequências: Avatar: O Caminho da Água (2022) e Avatar: Fogo e Cinzas (2025). Segundo os planos originais do realizador, outras duas devem ser lançadas, uma em 2029 e a última em 2031, completando, portanto, uma pentalogia. 

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *