O Brazil Cinefest está confirmado para o ano 2022. Em comunicado oficial à imprensa, os organizadores explicam que o evento será realizado no segundo semestre, em data ainda não definida. No entanto, optou-se desde já pelo formato híbrido, ou seja, combinando sessões presenciais com outras em formato online, acessíveis em diversas partes do Brasil.
O festival internacional celebra nesta ocasião sua edição de número 10, que será pela primeira vez acompanhada de um troféu personalizado, o Brasileirinho. Os criadores também abrem espaço à exibição e premiação de novas categorias audiovisuais: melhor filme de celular e melhor videoclipe musical. As inscrições para quaisquer categorias, incluindo longas e curtas-metragens, estão abertas via plataforma FilmFreeway.
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O Galo, exibido no Brazil Cinefest em 2020

Em paralelo ao evento, o Brazil Cinefest se converte numa plataforma permanente de exibição, incluindo títulos premiados nos anos anteriores e outros que jamais tiveram exibição online ao público. A respeito da curadoria deste acervo audiovisual, o produtor João Rocha afirma:
“Existem limites de tempo e de espaço nas exibições convencionais. Precisamos sempre escolher aqueles que representam melhor o momento atual, que abordam assuntos e temas necessários, que vão dialogar com o público naquele momento e que estão dentro de critérios técnicos, e narrativas competitivas. Mas existem obras muito expressivas que acabam ficando de fora, e que agora, terão uma janela de exibição permanente”.
Em 2020, o festival exibiu títulos como a animação Até a China (2015), de Marcelo Marão; o drama Laura (2010), de Thiago Valente; a comédia russa O Galo (2015), de Alexey Nuzhny, e o filme fantástico A Leiteira (2014), de Agnieszka Baginska.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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