E não é que aconteceu mesmo o fenômeno “Barbenheimer” – título que surgiu na internet para nominar a “disputa” entre as estreias paralelas de Barbie e Oppenheimer? Após as impressionantes pré-vendas de ambos os filmes, o longa da mais popular boneca da cultura pop, dirigido por Greta Gerwig e com orçamento de US$ 100 milhões, faturou nada menos do que US$ 155 milhões nas bilheterias da América do Norte. Já a nova aposta de Christopher Nolan, orçada em US$ 180 milhões, garantiu significativos US$ 80,5 milhões em território norte-americano. Foi estabelecido um novo recorde, pois nunca antes duas estreias haviam passado de US$ 50 milhões de arrecadação cada em seu primeiro fim de semana nas telonas.

Os números impressionam mais ainda em âmbito global. Fora do território norte-americano, a produção estrelada por Margot Robbie angariou US$ 182 milhões e o título protagonizado por Cillian Murphy rendeu US$ 93,6 milhões. Portanto, internacionalmente, Barbie com US$ 337 milhões e Oppenheimer com US$ 174 milhões somaram US$ 511 milhões, assim proporcionando o quarto fim de semana de maior arrecadação da história do cinema, ficando atrás apenas das ocasiões marcadas pelos lançamentos de Star Wars: O Despertar da Força (2015), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019). Além disso, os números da arrancada de Barbie são os maiores de qualquer estreia de uma obra dirigida por uma mulher. Vale lembrar também que Oppenheimer se tornou o maior lançamento mundial de um longa com viés biográfico, superando o debute de Bohemian Rhapsody (2018).

LEIA MAIS
Barbie :: Filme bate recorde de pré-venda no Brasil
Elio :: Assista ao primeiro trailer da nova animação da Disney/Pixar
Oppenheimer :: Brasil não terá o filme em seu formato original

E com esse estrondoso hype, Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1, nova aventura da saga estrelada por Tom Cruise, caiu para a quarta posição nos EUA, com US$ 19,5 milhões arrecadados na última semana. Atrás, inclusive, de Sound of Freedom, drama de ação com Jim Caviezel e Mira Sorvino, que faturou US$ 20,1 milhões, se fixando no terceiro lugar. Mas não custa ressaltar que globalmente o sétimo filme da saga Missão: Impossível já garantiu US$ 370 milhões. Indiana Jones e A Relíquia do Destino, com US$ 6,7 milhões, fechou o Top 5 norte-americano.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *