Entre os dias 5 e 13 de abril de 2021 ocorre a 7ª edição do Festival Brasil de Cinema Internacional, no Rio de Janeiro. Este será um dos poucos eventos cinematográficos realizados de modo presencial, no Kinoplex Tijuca e Kinoplex São Luiz. Os produtores garantem que todas as sessões seguirão as medidas de segurança determinadas pelo governo.

No entanto, algumas sessões também ganham versões online, especialmente na Mostra Panorama. Esta seleção traz longas-metragens inéditos como o brasileiro Atrás dos Olhos das Meninas Sérias, de Carlos Canela, sobre uma mulher abandonada que sequestra o ex-marido, e o alemão-queniano Em Busca, de Beryl Magoko e Jule Katinka Cramer, a respeito da mutilação genital em mulheres africanas.

LEIA MAIS
BAFICI 2021 :: Três filmes brasileiros são premiados no festival argentino
14º Cine Esquema Novo anuncia forte seleção da Mostra Outros Esquemas (Exclusivo)
CineOP e CineBH abrem inscrições unificadas para edições virtuais em 2021

 

O Cinema É Minha Vida

 

Na Mostra Competitiva, 13 filmes competem pelos principais prêmios do evento. Entre eles, se encontra Avó Dezenove e o Segredo do Soviético, coprodução Brasil-Portugal baseada no romance de Ondjaki e estrelada por Flávio Bauraqui, o brasileiro O Cinema É Minha Vida, de Cavi Borges, Patrícia Niedermeier e Rodrigo Fonseca, que presta homenagem a François Truffaut, e o mexicano Os Vencedores do Deserto, de Ernesto Fundora Hernández, fábula sobre os conflitos na fronteira entre Estados Unidos e México.

Apesar das duas mostras repletas de produções inéditas, um dos principais destaques do evento se encontra na primeira exibição brasileira de A Voz Humana, curta-metragem de Pedro Almodóvar estrelado por Tilda Swinton. A sessão ocorre dia 05 de abril, a partir de 14h, junto da homenagem ao cineasta Neville d’Almeida, representado pela exibição de Rio Babilônia. Você encontra mais informações no site oficial do festival.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *