Se você gosta de cinema brasileiro (e tem como não gostar?) esta é uma pedida e tanto. Por conta dos efeitos nocivos da pandemia do Covid-19, a 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro do CineSesc vai acontecer de modo gratuito e online, na plataforma Sesc Digital, de 10 a 23 de dezembro. Além de conferir ao espectador a possibilidade de assistir (ou ver novamente) a títulos emblemáticos lançados em 2020, o evento terá como um de seus carros-chefes uma importante retrospectiva da obra do cineasta Leon Hirszman. Considerado um dos pais do Cinema Novo, movimento de renovação do cinema brasileiro levado a cabo entre a metade dos anos 1950 e o começo dos anos 1970, ele será homenageado com as exibições de curtas e longas-metragens, com destaque às obras-primas São Bernardo (1972), ABC da Greve (1990) e Eles Não Usam Black-Tie (1981). Os filmes podem ser acessados aqui.

LEIA MAIS
1º Festival de Cinema Russo começa nesta quinta com programação virtual e gratuita
Governo Bolsonaro retira indicação à Ancine de diretora de festival cristão
Cine Ceará 2020 :: A curiosa experiência de um festival presencial durante a pandemia

Entre os longas-metragens lançados recentemente, destacam-se as sessões de Alice Junior (2019), de Gil Baroni; Diz A Ela Que Me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler; e Sementes: Mulheres Pretas no Poder (2020), de Éthel Oliveira e Júlia Mariano. Também serão disponibilizados os curtas Éramos em Bando (2020), de Marcelo Castro, Pablo Lobato e Vinícius de Souza; Inabitável (2020), de Matheus Farias e Enock Carvalho; (2020), de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia; e Perifericu (2020), de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira. A programação, bem como outros títulos disponíveis, pode ser acessada integralmente em sescsp.org.br/cinemaemcasa.

“Alice Júnior”, um dos destaques da programação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *