Sneaks: De Pisante Novo
Sneaks: De Pisante Novo (2024) chegou nesta quinta-feira, 17, aos cinemas brasileiros. Ele conta a história de Téo e Beca, tênis de grife que vivem protegidos em suas caixas até que Edson, um jovem humilde com o sonho de se tornar jogador de basquete, os ganha em um sorteio. Os pisantes são roubados por um colecionador, separados um do outro, e o desejo de Edson é ameaçado. Determinado a reencontrar seu par, Téo se vê perdido nas ruas de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Sneaks: De Pisante Novo é uma excelente pedida para a criançada, mas também aos adultos. Abaixo listamos cinco motivos (entre muitos) para você ir aos cinemas conferir essa animação lançada por aqui pela Imagem Filmes.
Sneaks: De Pisante Novo é uma co-produção EUA/Índia/Reino Unido e possui vozes originais de astros como Anthony Mackie, Laurence Fishburne e Martin Lawrence. Mas, por aqui, os principais destaques da dublagem brasileira são Jottapê e Christian Malheiros, atores conhecidos pelo sucesso da série Sintonia (2019-). O primeiro dubla Téo, tênis de grife que vive protegido dentro de uma caixa. Sua rotina muda drasticamente quando, ao lado da irmã com a qual forma um par, é ganho por Edson, jovem humilde com o sonho de se tornar jogador de basquete. No entanto, o destino toma um rumo inesperado quando Téo e Beca são roubados por um colecionador e acabam separados.
Sneaks: De Pisante Novo é dirigido por Rob Edwards e Christopher Jenkins. Trata-se da primeira direção de Rob em longas-metragens, mas ele é um profissional com larga experiência, especialmente como roteirista. Rob assinou alguns capítulos de Um Maluco no Pedaço (1990-1996), o roteiro da animação da Disney A Princesa e o Sapo (2009) e, mais recentemente, o de Capitão América: Admirável Mundo Novo (2025), filme ainda em cartaz nos cinemas brasileiros. Já Christopher Jenkins dirigiu anteriormente Um Gato de Sorte (2024) e assinou o roteiro de Tá Dando Onda (2007), sendo mais experiente precisamente no campo da animação.
As aventuras de Téo e Beto em Sneaks: De Pisante Novo resultam em uma série de aprendizados. Um deles acaba descobrindo que é mais prazerosa uma vida intensa, mesmo que ela tenha alguns riscos e marcas de uso. O outro chega à conclusão de que as amizades são bens muito mais valiosos do que qualquer joia alheia capaz de dar algum brilho superficial a um tênis desgastado. Mas há também outros personagens caindo na real e descobrindo coisas relevantes. Como o colecionador que, aos poucos, revê a sua posição de sujeito inescrupuloso moldado por uma grande desilusão do passado. Então, especialmente paras os pequenos, essas lições são muito valiosas.
Qual filme pode se dar ao luxo de dizer que conta em seu elenco com uma medalhista olímpica? Pois bem, Sneaks: De Pisante Novo conta com a brasileira Rayssa Leal. Ela criou a voz original para uma coadjuvante skatista que aparece quando os protagonistas precisam de uma carona e dublou em português essas suas falas ditas originalmente em inglês. A skatista que fez história ao conquistar uma medalha olímpica com apenas 13 anos de idade promete surpreender o público com seu talento. Em nota divulgada à imprensa, a fadinha afirmou que trabalhar em Sneaks: De Pisante Novo “foi uma experiência surreal, muito legal! Diferente de tudo que já tinha feito antes”.
Sneaks: De Pisante Novo se passa em Nova Iorque, metrópole agitada que serve como cenário para as aventuras de humanos e tênis. Edson, o menino roubado por um colecionador inescrupuloso, é um jovem negro filho de mãe solo que, apesar das dificuldades econômicas, sonha em mudar de vida com a ajuda do basquete (e dos pisantes, claro). Os principais personagens humanos do longa-metragem são negros e isso é refletido na cultura que vemos na telona. Cada vez mais importante, a representatividade de pessoas não brancas é muito mais do que um alinhamento com o pensamento abrangente da atualidade, mas algo urgente para equilibrar uma balança ainda torta.
Que tal conferir o nosso canal do YouTube?