O ano de 2019 não poderia chegar ao fim sem um dos principais blockbusters da temporada chegar ao circuito comercial. É hora do fim da terceira trilogia de uma das mais famosas e lucrativas sagas da história do cinema. Dica: essa aventura é repleta de batalhas com espaçonaves e sabres de luz. Fácil de adivinhar, né? Em seguida, tem uma comédia dramática dirigida por um premiado cineasta palestino – premiada no Festival de Cannes 2019. Tem ainda o representante oficial da Suécia no Oscar 2020! E um longa norte-americano – baseado em uma história real – com grandes nomes de Hollywood, além de um título egípcio apresentado nos festivais de Toronto e Veneza, e um documentário brasileiro com passagem pela 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o 27ª Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. E aí? Ficou curioso? Então confira nosso guia completo a seguir, com críticas, curiosidades, entrevistas exclusivas e muito mais!

 

O Paraíso Deve Ser Aqui
It Must Be Heaven, França / Catar / Alemanha / Canadá / Palestina / Turquia, 2019
Drama/Comédia, 97 minutos
De Elia Suleiman
Com Elia Suleiman, Gael García Bernal
Curiosidades: Representante oficial da Palestina no Oscar 2020;
Nota Papo de Cinema: 9/10
Nota do IMDB: 7,2/10
Nota do Metacritic: 69/100
Estreia nacional
O que nós achamos: “Com uma postura quase chapliniana frente ao exterior,  o diretor faz do seu filme não uma dúvida, mas, ao invés disso, uma afirmação”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani
EXCLUSIVO :: Entrevista com o cineasta Elia Suleiman

 

A Rosa Azul de Novalis
Brasil, 2018
Documentário/Drama, 71 minutos
De Gustavo Vinagre, Rodrigo Carneiro
Com Marcelo Diorio
Curiosidades: 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes: selecionado para a Mostra Aurora;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “É um projeto radical, disposto a romper com os tabus do gênero e da sexualidade por perceber que a política, hoje, passa necessariamente pela reconfiguração dos corpos”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo
EXCLUSIVO :: Entrevista com os diretores Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro

 

E Então Nós Dançamos
And Then We Danced, Suécia / Geórgia / França, 2019
Drama/Romance, 113 minutos
De Levan Akin
Com Levan Gelbakhiani, Bachi Valishvili, Ana Javakishvili
Curiosidades: representante oficial da Suécia no Oscar 2020;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 8,2/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Rumo ao final, o drama competente, porém formulaico, melhora bastante através de três cenas de notável ousadia cinematográfica e emocional”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

Carta Registrada
Certified Mail, Egito, 2019
Drama, 95 minutos
De Hisham Saqr
Com Basma, Passant Shawky
Curiosidades: Festival do Rio 2019: seleção oficial;
Nota Papo de Cinema: 7/10
Nota do IMDB: 6,7/10
Estreia nacional
O que nós achamos: “Se encerra como um retrato bruto da depressão, marcado por um otimismo amargo, do tipo que encoraja as pessoas a seguirem adiante mesmo sem terem motivos reais para tal”. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

A Batalha das Correntes
The Current War, EUA, 2017
Drama/Biografia/História, 102 minutos
De Alfonso Gomez-Rejon
Com Benedict Cumberbatch, Michael Shannon, Tom Holland, Matthew Macfadyen, Nicholas Hoult, Katherine Waterston
Curiosidades: Baseado em uma história real;
Nota Papo de Cinema: 4/10
Nota do IMDB: 6,4/10
Nota do Metacritic: 55/100
Orçamento: US$ 30 milhões
Bilheteria Mundial: US$ 11 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Sem rumo nem melhor sorte, um amontoado de boas intenções se vê obrigado a naufragar diante do inevitável desgosto de uma aula de história que ninguém pediu, e nem mesmo esperava por”. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

Star Wars: A Ascensão Skywalker
Star Wars: Episode IX – The Rise of Skywalker, EUA, 2019
Ação/Aventura/Fantasia, 141 minutos
De J.J. Abrams
Com Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Lupita Nyong’o, Mark Hamill, Carrie Fisher, Keri Russell, Oscar Isaac, Domhnall Gleeson, Richard E. Grant
Curiosidades: Nono longa da saga Star Wars;
Orçamento: US$ 200 milhões
Estreia nacional
O que nós achamos: “Há momentos bonitos, exceções que confirmam a regra prioritariamente vigente, vide algumas despedidas e aparições surpresa, mas o acúmulo de expedientes decepcionantes é tamanho que fica difícil não sentir saudades dos longas anteriores”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Muller

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *