20210114 myfrenchfilmfestival 2021 papo de cinema

Antes mesmo que a pandemia do Covid-19 trouxesse ao nosso cotidiano a necessidade de vivenciar festivais de modo remoto/online, o MyFrenchFilmFestival, uma das mais amplas celebrações do cinema francês em âmbito global, tinha por princípio esse formato. Portanto, nada de novo no front nesse sentido em 2021, quando a programação chega à sua 11ª edição. De 15 de janeiro a 15 de fevereiro, mediante um cadastro simples (ou seja, sem desculpas de falta de acesso), o espectador vai ter contato com 33 filmes legendados, entre longas e curtas-metragens, além de produções em Realidade Virtual. O júri internacional será composto pela atriz Monia Chokri, a figurinista Rosalie Varda e os cineastas Mounia Meddour, Franco Lolli e Gianfranco Rosi. E, como de costume, o Papo de Cinema estará de olho no festival. Então, especialmente para você, amante do cinema francês, fique ligado neste especial, pois ele será constantemente atualizado com críticas, entrevistas (será?), notícias, curiosidades e muito mais.

20210114 myfrenchfilmfestival 2021 papo de cinema 3jpg e1610634009843

 

Forever Young – Da adolescência à fase adulta

20210111 adolescentes papo de cinema cartazAdolescentes
Adolescents,
França, 2019
Documentário, 135 min
De Sébastien Lifshitz
Exibição: Festival de Locarno 2019
O que nós achamos: “Nota-se a vontade simultânea de ser universal (retratando conflitos da puberdade, do crescimento, dos relacionamentos amorosos) e específico à França contemporânea”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo

 

 

 

Crazy Loving Families – Famílias, entre dramas e comédias

20210112 criancas papo de cinema cartazCrianças
Just Kids, França/Suíça, 2019
Drama, 103 min
De Christophe Blanc
Com Kacey Mottet Klein, Andrea Maggiulli, Anamaria Vartolomei
Exibição: Festival de Giffoni 2020
O que nós achamos: “Um filme curiosamente desequilibrado, especialmente no tratamento dos personagens”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo

 

 

20210112 enorme papo de cinema cartazEnorme
Énorme,
França, 2019
Comédia, 98 min
De Sophie Letourneur
Com Marina Foïs, Jonathan Cohen, Jacqueline Kakou
Exibição: Festival de Roterdã 2020
O que nós achamos: “Desprovida da relação materna, ela se converte num corpo portador, uma barriga de aluguel para o próprio filho. Já o pai manifesta alterações hormonais, vê a barriga crescer, teme pelo parto”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo

 

 

20210112 felicidade papo de cinema cartazFelicidade
Felicità,
França, 2020
Comédia, 81 min
De Bruno Merle
Com Pio Marmaï, Rita Merle, Camille Rutherford
Nossa crítica: “Este talvez seja o aspecto mais curioso a respeito desse filme: como a inversão de valores pode se dar de maneira tão específica dentre os membros de uma mesma família“. Confira na íntegra o texto de Robledo Milani

 

 

 

 

 

True Heroines – Mulheres inspiradoras

20210113 camille papo de cinema cartazCamille
Camille,
França, 2019
Biografia/Drama, 90 min
De Boris Lojkine
Com Nina Meurisse, Fiacre Bindala, Bruno Todeschini
Indicações: César 2020 – Atriz Mais Promissora (Nina Meurisse); Lumiere 2020 – Atriz Mais Promissora (Nina Meurisse)
O que nós achamos: “É quase um contrassenso que questões sejam colocadas como provocações à personagem, mas não encaradas pelo próprio longa-metragem“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

20210113 donas de alegria papo de cinema cartazDonas de Alegria
Filles de joie, Bélgica/França, 2020
Drama, 90 min
De Frédéric Fonteyne, Anne Paulicevich
Com Sara Forestier, Noémie Lvovsky, Sergi López
Exibição: Festival de Roterdã 2020
O que nós achamos: “Por um lado, constitui um cinema de qualidade. […] Por outro lado, soa antiquado”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo

 

 

20210113 kuessipan papo de cinema cartazKuessipan
Kuessipan,
Canadá, 2019
Drama, 117 min
De Myriam Verreault
Com Brigitte Poupart, Étienne Galloy, Yamie Grégoire
Prêmio: Festival de Nashville 2020 – Melhor Filme
O que nós achamos: “O que prevalece na condução da cineasta Myriam Verreault é a sobriedade de não determinar. Ela confere terrenos generosos, sem julgamentos, aos personagens desenvolverem suas singularidades”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

 

French Ghost Stories – Fantasmas

20210113 orfeu papo de cinema cartazOrfeu
Orphée, França, 1950
Drama/Fantasia/Romance, 112 min
De Jean Cocteau
Com Jean Marais, François Périer, María Casares
Exibições: Festival de Veneza 1950; Festival de Cannes 1950
O que nós achamos: “São várias camadas se interpondo nessa obra-prima que apresenta uma riqueza enorme de significantes e significados“. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

20210113 prata viva papo de cinema cartazPrata-Viva
Vif-argent, França, 2019
Drama/Fantasia, 104 min
De Stéphane Batut
Com Thimotée Robart, Judith Chemla, Saadia Bentaïeb
Indicação: Prêmio Lumiere 2020 – Ator Mais Promissor (Thimotée Robart)
O que nós achamos: “Se toda fantasia constitui, em si, uma forma de diálogo com real (pela subversão, pela oposição, por contraste etc.), o cineasta vai além ao associar a fantasmagoria à marginalidade“. Confira na íntegra a crítica de Bruno Carmelo

 

 

 

 

 

On the Road – Imigração, exílio e refúgio

20210114 herois nunca morrem cartaz papo de cinemaHeróis Nunca Morrem
Les héros ne meurent jamais,
França/Bélgica/Bósnia, 2019
Drama, 85 min
De Aude Léa Rapin
Com Adèle Haenel, Jonathan Couzinié, Antonia Buresi
Exibição: 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O que nós achamos: “O ponto de vista assumido oferece um caráter um tanto pitoresco à produção, que transita entre o amador e o original“. Confira na íntegra a crítica de Robledo Milani

 

 

20201030 josep papo de cinema cartazJosep
Josep,
França/Espanha/Bélgica, 2020
Animação/Biografia/Drama, 71 min
De Aurélien Froment
Voz Original Sergi López, Valérie Lemercier, Emmanuel Vottero
Exibição: 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
O que nós achamos: “O diferencial de Josep, ainda que não plenamente explorado pelo cineasta Aurel, é a expressividade dos traços da animação e como os desenhos do espanhol são utilizados enquanto indícios da visão dele sobre a situação exasperante”. Confira na íntegra a crítica de Marcelo Müller

 

 

 

 

Love is Love – A diversidade do amor

Senhora20210114 senhora cartaz papo de cinema
Madame, Suiça, 2019
Documentário/Biografia/Família, 94 min
De Stéphane Riethauser
Prêmios: DIGO – Festival Internacional de Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás 2020 – Melhor Filme, Direção e Roteiro, pelo Júri Oficial, e Melhor Filme, pelo Júri Popular
O que nós achamos: “A retórica domina o projeto como um todo. Após vinte minutos de frases doces sobre a biografada, a narrativa a deixa em segundo plano, e o cineasta passa a falar do que realmente lhe importa: a si mesmo”. Confira na íntegra o texto de Bruno Carmelo

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *