25 dez

Apostas Oscar 2015 :: Indicados a Melhor Roteiro Original

A disputa para o Oscar de Melhor Roteiro Original está bastante aberta, ainda que existam alguns concorrentes bastante fortes para a festa da Academia. A premiação que melhor adianta as produções a serem lembradas pelo Oscar, a do Sindicato dos Roteiristas, só abrirá seus indicados em janeiro, no dia 7, pouco tempo antes do anúncio dos postulantes à estatueta dourada mais cobiçada em Hollywood. Mas não é por isso que não podemos apostar em alguns filmes mais certeiros.

Indicado ao Globo de Ouro e a diversos prêmios da crítica norte-americana, como Houston, Chicago e Phoenix, o roteiro de Boyhood: Da Infância à Juventude não será a primeira incursão de Richard Linklater no prêmio da Academia caso seja confirmada a nomeação. O diretor/roteirista já esteve na festa do Oscar com Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013), mas nunca esteve tão próximo de subir ao palco e endereçar seu discurso vitorioso. Quem pode tirar o doce da boca do autor é Alejandro González Iñárritu, também indicado duas vezes anteriormente, mas nunca como roteirista. Pelo seu script de Birdman Ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), assinado ao lado de Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo, Iñárritu foi lembrado no Globo de Ouro, no Critics Choice Awards, no London Critics e em outros prêmios da crítica norte-americana.

Com fortes chances de Oscar também aparece Wes Anderson, com seu delicioso trabalho cômico em O Grande Hotel Budapeste. A Academia já indicou o roteirista por Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e Moonrise Kingdom (2012). Igualmente indicado ao Globo de Ouro, Anderson poderá ter um adversário à altura em Whiplash: Em Busca da Perfeição, assinado por Damien Chazelle, lembrado pelo Critics Choice Awards e por outras associações de críticos norte-americanos. Na lista dos cinco ainda podem aparecer filmes como O Abutre, Selma, Sr. Turner, Foxcatcher :Uma História que Chocou o Mundo e O Ano mais Violento.

 

CERTEZAS:

 

QUASE CERTEZAS:

 

AZARÕES:

 

MERECIAM, MAS NÃO VÃO ENTRAR

Rodrigo de Oliveira

é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *