20231205 cine muerto papo de cinema

Na noite deste domingo, 03, foi encerrado o XIV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, evento que aconteceu no Rio Grande do Sul, mais precisamente nas cidades de Bagé e Livramento, e que teve como homenageadas a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda. O grande vencedor da Mostra Competitiva de Longas-metragens foi a coprodução Argentina/Peru El Cine Ha Muerto (2023), de Juan Benitez Allassia, um filme muito pessoal em que o cineasta volta à sua terra natal para diagnosticar o desaparecimento das salas de cinema e algumas ausências familiares que calam fundo em sua alma. Já na Mostra Competitiva de Curtas-metragens o grande vencedor foi Dependências (2023), de Luisa Arraes, filme que satiriza a classe média brasileira. Sem mais delongas, confira abaixo a lista completa com os vencedores do XIV Festival Internacional de Cinema da Fronteira.

LEIA MAIS
Festival Internacional de Mulheres no Cinema 2023 :: Filme sobre os Racionais MC’s vence o 3º FIM
Gotham Awards 2023 :: Vidas Passadas é o grande vencedor. Confira a lista completa
GIFF 2023 :: Confira os vencedores do Festival Internacional de Cinema de Goiânia

MOSTRA DE LONGAS-METRAGENS
Melhor Filme: El Cine Ha Muerto (Argentina/Peru), de Juan Benitez Allassia
Melhor Direção: Baracoa (Cuba/Suíça/EUA), de Pablo Briones
Melhor Atuação: Carlos Francisco por Estranho Caminho (Brasil), de Guto Parente
Melhor Fotografia: Baracoa
Melhor Montagem: Anhangabaú (Brasil), de Lufe Bollini
Melhor Roteiro: 
El Actor Principal (México), de Paula Markovitch
Melhor Direção de Arte: El Cine Ha Muerto
Prêmio Especial do Júri: Rumo (Brasil), de Bruno Victor e Marcos Azevedo
Prêmio do Júri Popular: El Filo de Las Tijeras, de David Marcial Valverdi (Argentina)
Menção Honrosa 1: Céu Aberto (Brasil), de Elisa Pessoa
Menção Honrosa 2: Agustin Urrutia (atuação), por El Nadador, de Gabriela Guillermo

20231202 estranho caminho papo de cinema 2
Estranho Caminho

MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS
Melhor Filme: Dependências, de Luisa Arraes (Brasil/RJ)
Melhor Direção: NAU, de Renata de Lélis (Brasil/RS)
Melhor Atuação: Sydney Kuhne, por Adore, de Beth Warrian (Canadá)
Menção Honrosa 1: Messi (Brasil/RS e Argentina), de Henrique Lahude e Camila Acosta
Menção Honrosa 2: Uma Mulher Pensando (Brasil/SP), de Aida Harika Yanomami

MOSTRA REGIONAL
Melhor Filme: Um Tempo para Mim (São Miguel das Missões/RS), de Paola Mallmann
Melhor Direção: Um Tempo para Mim
Melhor Atuação: Paula Souza por Florêncio Guerra e seu Cavalo (Porto Alegre/RS)
Melhor Fotografia: Para Joana (Porto Alegre/RS)
Melhor Montagem: Um Tempo Para Mim
Melhor Roteiro: Apagados da História (Pinheiro Machado/Candiota/RS)
Melhor Direção de Arte: Baseado em Fatos (Pelotas/RS)
Júri Popular: Apagados da História

MOSTRA DE ANIMAÇÃO
Melhor Animação: Ana Morphose (Portugal), de João Rodrigues
Melhor Animação Júri Popular: Carcinização (Pelotas/RS), de Denis Souza

II MERCADO SUR FRONTERA WIP LAB
Júri Pitching – Categoria Work In Progress: O Maior Espetáculo Da Pampa, de Tyrell Spencer e Clarissa Virmond
Prêmio Destaque: Júri Pitching – Categoria Desenvolvimento: As Anfitriãs, de Maria Elena Morán, Renata de Lélis e Edu Rabin
Prêmio Destaque: Tutores – Categoria Work in Progress: Memória de Elefante, de Severino Neto
Categoria Desenvolvimento: Como Você fez para me Amar Tanto?, de Gabriela Guillermo
Prêmio Projeto Convidado para o Mercado Cinema Negro em Ação: Caribe, qual é o seu sonho?, de Ellen Corrêa;
Prêmio de Um Ano de Consultoria da Esmeralda Produções: As Anfitriãs
Prêmio Residência Artística Pousada da Graça: Caribe, qual é o seu sonho?

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *