13 abr

Trolls 2 é lançado em VoD durante 48h para testar novo formato de exibição

Ao contrário de dezenas de produções concebidas para os serviços de streaming ou adquiridas diretamente pelas plataformas virtuais, Trolls 2 (2020) foi imaginado para as salas de cinema – e a ainda pretende retornar às salas um dia. Mesmo assim, a grande aposta infantil dos estúdios Universal este ano precisou ser retirada do calendário de estreias devido à pandemia de Covid-19, e os produtores decidiram fazer uma aposta arriscada para testar a popularidade do Premium VoD.

O conceito já existia há anos, com a possibilidade de lançar algum filme bastante aguardado em formato digital por apenas um ou dois dias, a preço mais alto do que nas salas de cinema, para ver se os fãs estariam dispostos a desembolsar este valor para assistir ao resultado o quanto antes. A franquia Star Wars cogitou este formato, mas não o implementou. Na última sexta-feira, Trolls World Tour (2020), no original, efetuou este teste nos Estados Unidos.

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Trolls 2

 

A animação ficou disponível durante o fim de semana pelo valor de $19,99, cerca de duas vezes o preço médio de um ingresso nos Estados Unidos. No entanto, caso uma família assista junta à produção, talvez a empreitada fosse economicamente viável – pelo menos, essa foi a aposta dos produtores. Ao contrário do lançamento tradicional em salas de cinema, os estúdios não são obrigados a reportar a arrecadação desta forma de exibição, então o possível sucesso da empreitada permanece um mistério.

O analista de mídia Richard Greenfield avalia ao Hollywood Reporter que, com 10 milhões de assinaturas de Trolls 2 pelo mundo inteiro, os estúdios atingiriam a mesma margem de lucro da produção original, que faturou US$346 milhões no mundo inteiro, com US$190 milhões aproximados de lucro, excluindo gastos com marketing e afins.

O modelo do lançamento premium em VoD tem sido fortemente contestado pelas salas de cinema, que apostam numa queda forte da bilheteria caso o serviço seja implementado, o que colocaria o formato tradicional de exibição em risco financeiro. Mesmo assim, a Disney também decidiu lançar Artemis Fowl: O Mundo Secreto (2020) primeiro na Disney+ nos Estados Unidos, antes de retomar o lançamento em salas de cinema.

Ainda não há planos para o lançamento destas produções no Brasil. Vale lembrar que o primeiro Trolls (2016) faturou mais de US$7 milhões (aproximadamente R$28 milhões) nos cinemas brasileiros. Em Trolls 2, os protagonistas descobrem que há Trolls de seis tipos musicais: Funk, Country, Techno, Clássico, Pop e Rock, e passam a explorar o universo colorido de cada gênero.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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