20251228 luca pixar papo de cinema e1766966112748

O programa Tela Quente desta segunda-feira (Rede Globo, 22h20min) vai deixar de lado aventuras com grandes nomes de Hollywood ou sucessos nacionais e investir numa animação que nem chegou a ser exibida nos cinemas, mas mesmo assim arrancou aplausos por onde passou: Luca (2021), longa da Pixar em coprodução com os Estúdios Disney que estreou durante a pandemia de Covid-19, e por isso teve seu lançamento restrito às plataformas de streaming.

Isso não impediu que Luca se confirmasse em mais um grande sucesso da produtora. Vigésimo quarto título da Pixar, o filme se passa no ano de 1954, no sul da Itália, e conta a inusitada amizade que surge entre dois jovens monstros marinhos que, uma vez na superfície, adquirem a aparência de seres humanos, com uma garota humana, que nem desconfia da real identidade de seus novos amigos. Luca é levado a descobrir esse novo mundo por Alberto, e os dois se juntam à Giulia para competir numa prova de triatlo para, com o dinheiro do prêmio, possam comprar uma nova lambreta e explorar o mundo juntos.

Indicado ao Oscar de Melhor Longa de Animação (perdeu para Encanto, 2021, também da Disney) e premiado no People’s Choice Awards como “melhor filme familiar” do ano, Luca contou com direção de Enrico Casarosa e, na versão original, com as vozes de Jacob Tremblay, Maya Rudolph e Sacha Baron Cohen. Outra característica marcante da produção foi uma frase repetida várias vezes por seus personagens que viralizou nas redes sociais: “silêncio, Bruno!”.

Luca
Cena de Luca, da Pixar/Disney

LUCA E A GRANDE TEORIA UNIFICADORA DOS FILMES DA PIXAR

Porém, qual a relação de Luca com os demais filmes da Pixar? Qual a ordem certa para assisti-lo? E quais as conexões dessa história com as outras histórias da produtora? Segue o fio!

Há uma teoria proposta pelo jornalista e escritor Jon Negroni sobre a “ordem cronológica” para se assistir a todos os filmes da Pixar. Ele afirma que todos os longas se passam num mesmo universo e estão, de uma forma ou de outra, conectados. Ele batizou essa ideia de “Grande Teoria Unificadora dos Filmes da Pixar”. E de acordo com essa lógica, seria o quarto longa a ser conferido, após Elementos (2023), O Bom Dinossauro (2015) e Valente (2012). Ou seja, o primeiro seria sobre a origem de tudo, o segundo estaria na pré-história, o terceiro na idade média e Luca, enfim, nos anos 1950.

LUCA, DA PIXAR
Cena de Luca, da Pixar/Disney

LUCA :: CONEXÕES ENTRE OS FILMES PIXAR

Além dessa teoria – que, por sinal, nunca chegou a ser confirmada oficialmente pelos produtores – há diversos easter eggs em cena que conectam Luca com outros títulos da Pixar. Os mais atentos deverão encontrar um pôster de uma bebida sabor cereja de tampa roxa igual ao broche de “refrigerante de uva” que Ellie deu a Carl em Up: Altas Aventuras (2009); o nome do barco é Elena, uma homenagem à vovó de Viva: A Vida é uma Festa (2017); durante a corrida uma mulher pode ser vista segurando um bebê semelhante à Riley de Divertida Mente (2015); e outros, como Procurando Nemo (2003), Carros (2006) e até Red: Crescer é uma Fera (2022)!

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *