Ted Kotcheff, cineasta canadense responsável por filmes marcantes, morreu na última quinta-feira, 10, aos 94 anos de idade. A causa não foi anunciada pela família, apenas foi divulgado que o artista morreu cercado de amigos e familiares num hospital do México. Batizado como William Theodore Kotcheff, ele nasceu numa família de imigrantes búlgaros na cidade de Toronto. O sobrenome original deles era Tsochev e foi mas mais tarde anglicizado para Kotcheff. Antes mesmo de aprender o inglês, o pequeno Ted foi alfabetizado em búlgaro.
Ted Kotcheff iniciou sua carreira audiovisual aos 24 anos de idade em trabalhos televisivos, mais especificamente ao se juntar à equipe da Canadian Broadcasting Corporation, sendo o diretor mais jovem da emissora. No ano de 1985, ele deixou o Canadá para viver no Reino Unido, sendo responsável por alguns programas e telefilmes de destaque. Ted também trabalhou no teatro à época, comandando No Trams to Lime Street, do dramaturgo galês Alun Owen . Ele também fez Hour of Mystery, I’ll Have You to Remember (1961), de Clive Exton.

LEIA MAIS
– Val Kilmer, ator de Top Gun, The Doors e Batman, morre aos 65 anos
– Richard Chamberlain, ator indicado ao Emmy, morre aos 90 anos
– Émilie Dequenne, atriz premiada no Festival de Cannes, morre aos 43 anos
TED KOTCHEFF :: A CARREIRA NO CINEMA
Ted Kotcheff estreou no cinema com Tiara Tahiti (1962). Depois de exercitar a sua visão cinematográfica com diversas produções nos anos 1960, ele comandou o atualmente cultuado drama de ação australiano Pelos Caminhos do Inferno (1971), um dos expoentes da vertente oceânica chamada de ozploitation – termo que se refere a um conjunto de filmes de diversos gêneros, produzidos na Austrália nos anos 1970 e 1980. Anos depois, já de volta ao Canadá, ele comandou O Grande Vigarista (1974), pelo qual ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, consolidando se vez o seu nome entre os realizadores de destaque de sua geração.
NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE
DO MUNDO DO CINEMA E DA TV!
– Canal Papo de Cinema no WhatsApp
(Participe gratuitamente!)
Ted Kotcheff foi cooptado por Hollywood em seguida. Depois de estrear nos Estados Unidos com produções de bom retorno de bilheteria e crítica, ele comandou seu filme mais famoso: Rambo: Programado para Matar (1982), adaptação de um livro de teor antibélico que ganhou sequências bem menos inspiradas e muito menos críticas ao belicismo norte-americano. Entre os exemplares de sua posterior e prolífica carreira, se destacam Um Morto Muito Louco (1989) e episódios de Lei e Ordem: Special Victims Unit (1999-).

Gostou do conteúdo sobre Ted Kotcheff? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Sempre Garotas :: Em cena inédita, protagonistas dançam para exorcizar seus fantasmas (Exclusivo) - 25 de abril de 2025
- Sneaks: De Pisante Novo - 25 de abril de 2025
- Antonio Bandeira: O Poeta das Cores - 25 de abril de 2025
Deixe um comentário