20250521 tarantino papo de cinema 800

Entre idas e vindas nos últimos dias, incluindo uma passagem pelo Festival de Cannes 2025 como convidado especial, o vencedor do Oscar Quentin Tarantino voltou a causar burburinho. Em entrevista ao podcast Club Random, apresentado por Bill Maher, o cineasta apontou, sem titubear, qual trilogia considera perfeita. O Senhor dos Anéis? De Volta para o Futuro? Siga o fio e descubra a resposta!

TARANTINO: “MAIOR REALIZAÇÃO DA HISTÓRIA DO CINEMA”

Quentin Tarantino
Quentin Tarantino

A trilogia que Tarantino escolheu como a “maior realização da história do cinema” é composta pelos faroestes dirigidos por Sergio Leone: Por um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966), também conhecida como a Trilogia dos Dólares. Em sua fala no podcast, o diretor foi categórico: Acho que há apenas uma trilogia que funciona completamente e totalmente até o último grau, e é a Trilogia dos Dólares. É a visão de um único diretor, Sergio Leone, em todos os filmes, mas o que a torna especial é que cada filme supera o anterior em qualidade e escala, algo que nunca acontece”.

Trilogia dos Dólares
Trilogia dos Dólares

Ambientada no Velho Oeste estadunidense e estrelada por Clint Eastwood no papel do icônico “Homem sem Nome”, a trilogia marcou um divisor de águas no gênero western. Produzida na Itália, ajudou a consolidar o chamado “faroeste spaghetti”, combinando uma estética estilizada, trilhas sonoras inesquecíveis de Ennio Morricone e uma abordagem mais crua e violenta do que os faroestes clássicos da era de ouro de Hollywood. O terceiro filme, Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly, no original), é amplamente considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.

LEIA MAIS
Cannes 2025 :: Cineasta brasileira premiada, Denzel sob holofotes, retorno de Panahi
e cancelados dando as caras. Fique por dentro do que está rolando no festival!

Vale lembrar que Tarantino já havia exaltado outra trilogia no mesmo podcast Club Random, em uma entrevista concedida em 2024. Na ocasião, ele fez muitos elogios à trilogia Toy Story, da Pixar, dizendo que, embora talvez não fosse a melhor de todas, era “perfeita” em sua concepção e execução. Ainda assim, foi a visão de Leone que, para o diretor de Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994), atingiu o patamar máximo do cinema enquanto obra seriada.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo sobre Tarantino? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *