20250512 planeta dos macacos a origem papo de cinema 800

Planeta dos Macacos: A Origem é o destaque da Sessão da Tarde desta segunda-feira, 12. Lançado em 2011, o longa marcou o início de uma nova trilogia para a clássica franquia e chamou atenção não apenas pelos efeitos visuais, mas por um elemento em especial que gerou discussões em Hollywood e segue rendendo questionamentos mais de uma década depois. Siga o fio e saiba mais!

SESSÃO DA TARDE: PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM

Na Sessão da Tarde, um cientista testa em chimpanzés uma substância experimental que pode ser a cura para o Alzheimer. Mas o experimento foge do controle quando César, um dos macacos, desenvolve inteligência avançada e começa a liderar uma revolta contra os humanos, dando início ao que pode ser uma nova era no planeta.

SESSÃO DA TARDE: A REVOLUÇÃO DO MOTION CAPTURE

A captura de movimento, tal como conhecemos hoje – capaz de registrar minuciosamente os gestos, expressões e nuances de uma performance humana – começou a ganhar forma no início dos anos 2000, com o desenvolvimento de tecnologias voltadas à atuação digital. Mas foi com a entrada de Andy Serkis em cena que essa ferramenta deixou de ser apenas um recurso técnico para se tornar uma forma legítima de interpretação.

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Sua atuação como Gollum na trilogia O Senhor dos Anéis, especialmente em As Duas Torres (2002), marcou um divisor de águas: Serkis não apenas dublava o personagem digital, ele o interpretava integralmente, com o corpo todo e uma carga dramática que só o teatro e o cinema permitiam. Anos depois, ele repetiria o feito em papéis como King Kong (2005) e, sobretudo, César em Planeta dos Macacos: A Origem (2011), consolidando-se como o maior nome da chamada performance capture.

Sessão da Tarde: Planeta dos Macacos
Sessão da Tarde: Planeta dos Macacos: A Origem

Apesar do impacto significativo das atuações de Serkis, Hollywood ainda reluta em reconhecer performances por captura de movimento nas principais premiações. Um dos argumentos é que essas atuações dependem fortemente do trabalho de equipes de efeitos visuais, o que dificultaria a atribuição do mérito exclusivamente ao ator. No entanto, Serkis e outros profissionais têm defendido que a essência da atuação – a expressão emocional, o timing e a presença cênica – permanece sendo responsabilidade do ator, independentemente da tecnologia envolvida.

LEIA MAIS
James Foley, diretor de filmes com Al Pacino, Sean Penn e Madonna, morre aos 71 anos
Olhar de Cinema 2025 :: Conheça os filmes selecionados para a 14ª edição do festival
Altitude Film Fest :: Abertas as inscrições para a 2ª edição do festival de curtas da TAP Air Portugal

Ao The Guardian, em 2012, James Franco, coestrela de Serkis em Planeta dos Macacos: A Origem, afirmou que Serkismerecia uma indicação ao Oscar por sua atuação como César”, destacando que a performance captura é uma “forma legítima de atuação que ainda não recebe o devido reconhecimento”.

Sessão da Tarde: Planeta dos Macacos
Sessão da Tarde: Planeta dos Macacos: A Origem

À medida que a tecnologia de captura de movimento continua a evoluir e se tornar mais integrada às produções cinematográficas, cresce a pressão para que as premiações reconheçam essas performances de forma justa. Embora ainda haja resistência, é possível que, no futuro, categorias específicas sejam criadas para valorizar a atuação digital, ou que essas performances sejam incluídas nas categorias tradicionais de atuação. O trabalho pioneiro de Andy Serkis certamente desempenhará um papel crucial nesse processo de reconhecimento.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo sobre a Sessão da Tarde? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *