Empresa do município do Rio de Janeiro, a RioFilme anunciou nesta sexta-feira, 27, a abertura das inscrições para editais de fomento ao audiovisual. A iniciativa é parte do projeto Retomada do Audiovisual Carioca. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o pacote de investimentos terá uma série de medidas para fortalecer o setor audiovisual na Cidade Maravilhosa. Está previsto o investimento de R$ 20 milhões ainda em 2021 nas áreas de produção, finalização e desenvolvimento de projetos para o cinema, TV, ações locais e games. No entanto, desse montante também sairão recursos para a realização de mostras, festivais e outros eventos de cinema. Ainda segundo o material enviado à imprensa, se trata do maior investimento feito pela administração da RioFilme em 10 anos. As inscrições nos editais podem ser feitas até o dia 27/09 pelo endereço www.editais.riofilme.com.br. A partir desta segunda-feira, 30, os editais serão disponibilizados ao público nos endereços www.riofilme.com.br e www.rio.rj.gov.br/riofilme.

LEIA MAIS
Marighella tem lançamento cancelado por ordem da Ancine
Ancine veta fomento a filme sobre ascensão evangélica na política
Ancine proíbe captação de recursos para filme sobre Fernando Henrique Cardoso

Os projetos inscritos serão analisados por comissões específicas para cada linha de fomento. A formação desses grupos (com cinco pessoas) seguirá os critérios de notório saber, atuação no setor, representantes da administração pública e sociedade civil. O período previsto para a apuração dos resultados é de 28/09 a 23/11. A ideia é que os projetos escolhidos sejam executados num período entre 12 e 24 meses após a assinatura do contrato. Vale lembrar que a RioFilme desempenhou um papel imprescindível de incentivo e fomento, sobretudo, nos anos 1990 durante a chamada Retomada do Cinema Brasileiro. Nos últimos anos, a empresa foi sendo tornada obsoleta. Portanto, o retorno ao investimento de uma estrutura como essa sempre é uma boa notícia para o audiovisual do país.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *