Entre os dias 8 e 18 de julho, o Rio Festival de Cinema LGBTQIA+ celebra sua décima edição com um festival inteiramente online e gratuito. No total, serão exibidos 81 filmes, sendo 11 longas-metragens, 2 médias-metragens e 68 curtas-metragens. O Brasil tem a maioria de títulos selecionados, embora a seleção também conte com filmes dos Estados Unidos, Canadá, França, Argentina e Espanha, entre outros.

Na programação de longas-metragens, o destaque fica por conta de três ótimos documentários brasileiros: Para Onde Voam as Feiticeiras (2020), de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, que retratam a diversidade sexual e de gênero no centro de São Paulo; Mães do Derick (2020), história de um garoto criado por um coletivo de mulheres, e Limiar (2020), de Coraci Ruiz, retrato de uma família lidando com uma infância transexual.

LEIA MAIS
Mostra Curta Vazantes 2021 :: Gays, lésbicas, alienígenas e outras marginalidades
Opinião :: Cinema em tempos de Diversidade
Podcast 2020 #06 :: Cinema brasileiro LGBTQI+

 

Para Onde Voam as Feiticeiras

 

Entre os curtas-metragens, o festival traz uma dupla de excelentes títulos que já passaram por diversos festivais juntos: Inabitável (2020), de Matheus Farias e Enock Carvalho, trazendo uma leitura da transexualidade pelas ferramentas da ficção científica, e Inabitáveis (2020), de Anderson Bardot, que busca as relações entre a dança e a liberdade dos corpos LGBTQIA+. O divertido e multicolorido Os Últimos Românticos do Mundo (2020), de Henrique Arruda, também integra a seleção, trazendo uma história de amor apocalíptica repleta de músicas dos anos 1980.

Além das sessões de filmes, sempre ao vivo pelo Instagram @riolgbtqia, o evento promove lives com os realizadores e palestras sobre temas como “Histórias infantis LGBTQIA+”, “Intersexos no cinema”, “Animação LGBTQIA+”, “Cinema LGBTQIA+ no Brasil e em Portugal” e “Criação independente de séries digitais LGBTQIA+”.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *