“Não vi O Irlandês (2019) porque era longo demais”. Satantango (1994)? Jamais gastaria 7h30 assistindo a um filme!”. Embora estejam dispostos a maratonar muitas horas de uma série favorita, vários espectadores torcem o nariz para projetos de longa duração. Nos cinemas, eles se tornaram raros, já que permitem menos sessões por dia e resultam em produções pouco lucrativos. Entretanto, com a ajuda de galerias de arte e das plataformas online, algumas sessões vão muito além das 10h15 de Shoah (1985) ou as 13h53 de La Flor (2018), por exemplo.
Para descobrir o filme mais longo da história do cinema, é preciso se voltar aos suecos – e Ingmar Bergman não tem nada a ver com isso. Com 857 horas de duração (ou 35 dias e 17 horas de duração), Logistics (2012) é considerada a obra audiovisual mais extensa até hoje. Dirigido pelos suecos Erika Magnusson e Daniel Andersson, o projeto experimental acompanha, de trás para frente, a construção de um pedômetro, ou conta-passos, começando no destino final na Suécia e passando por todos os fabricantes, até a origem numa linha de produção chinesa. Assim, chamam atenção à cadeia do consumo contemporâneo.

Logistics

LEIA MAIS
Cahiers du Cinéma divulga lista de melhores filmes do ano liderada por City Hall
007: Sem Tempo Para Morrer será o filme mais longo da franquia
Opinião :: Tempos de Streaming: Ansiedade pautando o consumo de filmes e séries

Logistics foi filmado em tempo real, ou seja, numa viagem de 5 semanas efetuada pelos diretores entre a China e uma dúzia de cidades, acompanhando a trajetória do objeto. O longa-metragem teve a sua primeira exibição entre os dias 1 de dezembro de 2012 e 6 de janeiro de 2013 na Casa de Cultura de Estocolmo, além de passar no Fringe Festival de Shenzhen em 2014.
O segundo lugar também pertence aos suecos, que conquistam outro recorde: o de “filme mais longo que não existe”, nas palavras do autor. Trata-se de Ambiancé (2020), dirigido por Anders Weberg. Com 720 horas, de duração ou 30 dias, o longa-metragem representa um protesto contra a refilmagem de obras clássicas do cinema. Concluída no último ano, a obra deveria ganhar em dezembro de 2020 a primeira e última exibição, visto que a única cópia seria queimada logo após a sessão. No entanto, a pandemia de Covid-19 atrapalhou os planos. Weberg vem trabalhando no projeto há muitos anos – o trailer mais recente, lançado em 2016, continha 7h20 de duração.

The Innocence

Considerando apenas as obras lançadas em circuito comercial, excluindo títulos experimentais, o projeto mais longo do mundo é The Innocence (2019), ou Amra Ekta Cinema Banabo no original. Com pouco mais de 21 horas de duração, o filme em preto e branco do Bangladesh aborda a guerra de liberação do país através da vida de diversos personagens. Ele foi lançado nas salas de cinema locais em dezembro de 2019.
Curiosamente, em se tratando de um país onde as produções cinematográficas estão sujeitas à censura do Estado, The Innocence precisou ser visto integralmente pelos censores, que aprovaram o lançamento. O diretor Ashraf Shishir demorou mais de 9 anos preparando o longa-metragem, filmado durante seis meses.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *