Na noite desta segunda-feira, 18, a APCA, a Associação Paulista dos Críticos de Arte, divulgou os vencedores do Prêmio APCA 2020 nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão. Em virtude dos impactos da pandemia da Covid-19, excepcionalmente o colegiado optou por premiar menos categorias. “Em 2020, as artes enfrentaram a pior de suas crises estruturais dos últimos tempos: política e de saúde pública. A união de nossos artistas provou mais uma vez que juntos somos mais fortes e que sempre sairemos vencedores. Tudo isso acabou oferecendo aos críticos da APCA um outro olhar para a produção artística, agora com o território ampliado pela virtualidade”, disse Celso Curi, presidente da APCA.

LEIA MAIS
Gotham Awards 2021 :: Nomadland vence o prêmio de melhor filme
Curta Brasília 2020 :: Filmes de Minas Gerais e São Paulo dividem prêmio principal
15º Fest Aruanda :: Glauber, Claro é consagrado com cinco prêmios

Na categoria cinema, Sertânia (2020) e M-8: Quando A Morte Socorre a Vida (2020) empataram no quesito longa-metragem, enquanto Sete Anos em Maio (2020) foi destacado como melhor média-metragem. Votaram os críticos Flávia Guerra, Orlando Margarido e Walter Cezar Addeo. Já no quesito televisão, a série Bom Dia, Verônica (2020-) foi o grande destaque. Votaram Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Leão Lobo, Neuber Fischer, Paulo Gustavo Pereira e Tony Goes. Ainda não foi definido se (e como) haverá uma cerimônia para a entrega dos troféus. Confira abaixo todos os vencedores destas categorias:

 

CINEMA

Melhor Longa-metragem
M-8: Quando a Morte Socorre a Vida
Sertânia

Melhor Média-metragem
Sete Anos em Maio

Sertânia

 

TELEVISÃO

Melhor Atriz
Camila Morgado, por Bom Dia, Verônica
Tatiana Tibúrcio, por Falas Negras

Melhor Ator
Eduardo Moscovis, por Bom Dia, Verônica

Melhor Dramaturgia
Bom Dia, Verônica

Melhor Programa
Conversa com Bial

Melhor Programa de Humor
Marcelo Adnet: Sinta-se em Casa

Destaque do ano
CNN Brasil

Bom Dia, Verônica
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *