Famoso pela criação do atrapalhado Pee-Wee Herman, o ator Paul Reubens faleceu na noite do último domingo, 30, aos 70 anos. O falecimento foi informado por meio de suas redes sociais, nessa segunda, 31. O comunicado se despede do artista o considerando “um icônico ator” que “encantou gerações de crianças e adultos com sua positividade, capricho e crença na importância da gentileza”. Reubens deixou um texto em que pedia desculpas por não ter tornado público seu diagnóstico de câncer, há seis anos. A família divulgou ainda uma nota assinada pelo próprio ator sobre a decisão de não falar sobre sua condição médica. Dono de dois troféus do Daytime Emmy, o humorista participou de mais de 100 produções.
LEIA MAIS
– Angus Cloud, ator da série Euphoria, morre aos 25 anos nos Estados Unidos
– Bo Goldman, roteirista vencedor do Oscar, morre aos 90 anos
– Tony Bennett, lenda do Jazz e vencedor de dois Emmys, morre aos 96 anos
Nascido em 1952, na cidade de Peekskill, no estado Nova York, Paul Rubenfeld se aproximou da vida artística ainda na infância, influenciado pela arte circense. Na adolescência, foi presidente da National Thespian Society, sociedade de honra para estudantes de teatro do ensino médio. Após cursar interpretação na California Institute of the Arts, mudou-se para Hollywood em busca do sonho de se tornar famoso. Em paralelo, trabalhou em restaurantes e como vendedor para se sustentar. Nessa época, estreou como ator de cinema fazendo uma ponta em Sangue de Irmãos (1968). Na década de 1970, começou a se apresentar em clubes de comédia californianos. Sua trajetória, de fato, mudou a partir de 1978, quando, durante uma improvisação do grupo teatral The Groundlings, Reubens teve a ideia de criar um personagem que queria ser cômico, mas era muito desorientado. Outro membro do grupo, Phil Hartman, ajudou Paul a desenvolver o papel, enquanto o outro, Johnny Paragon, ajudava nos roteiros dos shows. Ali nascia Pee-Wee Herman, conhecido pelo terno cinza e a gravata borboleta vermelha. A primeira aparição de Pee-Wee se deu na comédia As Novas Aventuras de Cheech e Chong, de 1980. Em seguida, no telefilme solo The Pee-Wee Herman Show (1981). Entretanto, a primeira grande aposta estrelada por Herman se deu em As Grandes Aventuras de Pee-Wee. Lançado em 1985 e dirigido por Tim Burton, o projeto faturou US$ 41 milhões em bilheteria mundial, sob modesto orçamento de US$ 6 milhões. O sucesso lhe rendeu um programa próprio, intitulado Pee-Wee’s Playhouse. Exibido entre 1986 e 1991, o show garantiu a Paul dois Troféus do Daytime Emmy, em 1988 e 1991, num total de 17 indicações.
Apesar de seu êxito, em 1991, um escândalo abalou a carreira de Reubens, que foi preso após ser flagrado se masturbando em um cinema pornô de Sarasota, na Flórida, sob acusação de “exibicionismo indecente“. A polêmica tomou grande proporções e foi amplamente divulgada pela mídia, fazendo o ator e seu personagem serem “cancelados” por anos. Nas temporadas seguintes, atuou em diversos filmes, como Batman: O Retorno (1992), Matilda (1996), Dr. Dolittle (1998) e Os Smurfs (2011), todos como coadjuvante.
Entre 1989 e 2011, Paul ainda foi nomeado a três Emmys do Primetime. Sua última contribuição pode ser conferida na voz do personagem Pat, na temporada 13 de Bob’s Burgers. O ator não teve filhos e sua herança será destinada aos irmãos e a instituições de caridade.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Última Sessão - 13 de dezembro de 2024
- Privadas de Suas Vidas :: Terror nacional começa a ser gravado em São Paulo - 13 de dezembro de 2024
- Critics Choice Awards 2025 :: Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário