O esperado aconteceu. Diante do fechamento das salas de cinema devido à pandemia de COVID-19, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não teve outra alternativa a não ser permitir que filmes lançados diretamente em streaming e VOD possam, também, concorrer ao Oscar. Mas com uma condição: que tenham sido previstos para o cinema.

Tal “detalhe” viabiliza possíveis indicações tanto para Trolls World Tour quanto para Scooby! na categoria de melhor animação, por exemplo, mas não permite que Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você seja elegível em qualquer categoria. A sequência de Para Todos os Garotos Que Já Amei (2018) na Netflix jamais teve previsão de lançamento nos cinemas.

Há ainda outra exigência aos filmes que pleitearem indicações ao Oscar neste formato. Quando a pandemia passar e as salas reabrirem, eles terão que ser exibidos por pelo menos sete dias, em alguma sala localizada em Los Angeles, Nova York, San Francisco, Miami, Atlanta ou Chicago. Caso contrário, não serão elegíveis.

“Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você” segue sem chances no Oscar

 

A Academia fez ainda mais duas mudanças importantes. A primeira delas é sobre a junção das categorias de edição de som e mixagem de som em uma só, chamada melhor som. Com isso, o número total de categorias da premiação caiu de 24 para 23, para a alegria da emissora ABC, que transmite a cerimônia.

Além disto, a partir deste ano todos os eleitores do Oscar poderão participar da seleção dos indicados na categoria de filme internacional, a boa e velha filme estrangeiro. Até então a seleção era feita por um comitê escolhido pela Academia, o que já resultou em muitos protestos sobre filmes reconhecidos que foram excluídos da lista final. Desta forma, todos escolheram os indicados e, é claro, o vencedor da categoria.

A cerimônia do Oscar 2021 segue agendada para 27 de fevereiro de 2021, mas ainda é cedo para dizer se haverá público ou não. Apenas com o avanço (ou não) da pandemia será possível responder esta pergunta. Aguardemos.

“Parasita”, o grande vencedor do Oscar 2020

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *