Olhar de Cinema 2025 :: Conheça os filmes selecionados para a 14ª edição do festival

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Curitiba já está pronta para mais uma edição do Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba! O evento, que acontece de 11 a 19 de junho e está em sua 14ª edição, acaba de revelar os filmes selecionados para suas mostras competitivas e paralelas. Ao todo, mais de 80 produções integram a programação de 2025, entre curtas e longas-metragens.

A programação será distribuída em dez mostras, incluindo as já tradicionais Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense. Além disso, conta com retrospectivas, sessões especiais e o espaço dedicado ao público infantil com a mostra Pequenos Olhares.

OLHAR DE CINEMA 2025: ABERTURA

O filme escolhido para dar início ao festival é Cloud (Kuraudo), mais recente trabalho do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, nome conhecido por títulos como Pulse (2001) e Creepy (2016). A produção, que estreia no Brasil durante o evento, foi a representante oficial do Japão no Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Olhar de Cinema 2025: Cloud

Inspirado em história real, o suspense acompanha um jovem operário (vivido por Masaki Suda) que, sob o pseudônimo Ratel, revende produtos online a preços inflacionados. Quando nega uma promoção e decide mudar de vida ao lado da namorada, é surpreendido pela reação furiosa de sua clientela, que se organiza virtualmente para persegui-lo. A exibição será realizada em uma tela especial de mais de 400 polegadas na Ópera de Arame, cartão-postal curitibano.

OLHAR DE CINEMA 2025: INGRESSOS

Os tickets do Olhar de Cinema 2025 começam a ser vendidos no dia 16 de maio, pelo site oficial do evento, com valores entre R$ 08,00 (meia) e R$ 16,00. Parte das sessões seguirá com entrada franca, reforçando o compromisso do festival com a democratização do acesso ao cinema. A seguir, fique com os selecionados:

FILME DE ABERTURA

  • Cloud , de Kiyoshi Kurosawa

MOSTRAS COMPETITIVAS

COMPETITIVA BRASILEIRA – LONGAS

  • Apenas Coisas Boas, de Daniel Nolasco (Brasil | 2025 | 108’)
  • Aurora, de João Vieira Torres (Brasil, Portugal, França | 2025 | 130’)
  • A Voz de Deus, de Miguel Antunes Ramos (Brasil | 2025 | 85’)
  • Cais, de Safira Moreira (Brasil | 2025 | 69’)
  • Explode São Paulo, Gil, de Maria Clara Escobar (Brasil, Portugal | 2025 | 97’)
  • Glória & Liberdade, de Letícia Simões (Brasil | 2025 | 73’)
  • Paraíso, de Ana Rieper (Brasil | 2025 | 76’)
  • Torniquete, de Ana Catarina Lugarini (Brasil | 2025 | 75’)

COMPETITIVA BRASILEIRA – CURTAS

  • A Nave que Nunca Pousa, de Ellen Morais (Brasil | 2025 | 15 min)
  • Americana, de Agarb Braga (Brasil | 2025 | 20 min)
  • Fronteriza, de Rosa Caldeira, Nay Mendl (Brasil, Paraguai | 2025 | 20 min)
  • Girassóis, de Jessica Linhares, Miguel Chaves (Brasil, Paraguai | 2025 | 20 min)
  • Maira Porongyta – O Aviso do Céu, de Kujãesage Kaiabi (Brasil | 2025 | 21 min)
  • Mais Um Dia, de Vinícius Silva (Brasil | 2025 | 21 min)
  • Ontem Lembrei de Minha Mãe, de Leandro Afonso (Brasil | 2025 | 23 min)
  • Seco, de Stefano Volp (Brasil | 2025 | 17 min)

COMPETITIVA INTERNACIONAL – LONGAS

  • A Árvore da Autenticidade, de Sammy Baloji (Bélgica, Congo | 2025 | 87 min)
  • Ariel, de Lois Patiño (Espanha, Portugal | 2025 | 108 min)
  • Fire Supply, de Lucía Seles (Argentina | 2024 | 156 min)
  • Medidas para um Funeral, de Sofia Bohdanowicz (Canadá | 2024 | 142 min)
  • Quando o Telefone Tocou, de Iva Radivojević (Sérvia, Estados Unidos | 2024 | 73 min)
  • Um Corpo Para Habitar, de Angelo Madsen (Estados Unidos | 2025 | 98 min)

COMPETITIVA INTERNACIONAL – CURTAS

  • As Loucas do Sótão, de Tamara García Iglesias (Espanha | 2024 | 16 min)
  • Barco dos Tolos, de Alia Haju (Líbano, Alemanha | 2024 | 30 min)
  • Conseguimos Fazer um Filme, de Tota Alves (Portugal | 2024 | 15 min)
  • Coração Azul, de Samuel Suffren (Haiti, França | 2025 | 15 min)
  • Después del Silencio, de Matilde-Luna Perotti (Canadá | 2024 | 14 min)
  • Esportes Aquáticos, de Whammy Alcazaren (Filipinas | 2024 | 15 min)
  • Ídolo Evanescente, de Majid Al-Remaihi (França, Kuwait, Catar | 2025 | 19 min)
  • O Reinado de Antoine, de José Luis Jiménez Gómez (Cuba | 2024 | 19 min)

MOSTRA OLHAR RETROSPECTIVO – AGNÈS VARDA

MOSTRA PEQUENOS OLHARES

  • Dentro da Caixinha: Mundo de Papel, de Guilherme Reis (Brasil | 2025 | 83’)
  • A Lenda de Zamu, de Ana Clara Mancuso, Marina Okamoto, Mayara Mello, Ronaldo Yoshio, Theo Souza (Brasil | 2025 | 5’)
  • A Viagem de Tetê, de Betânia Furtado (Brasil | 2025 | 10’)
  • Abraços, de Barcabogante (Brasil | 2025 | 10’)
  • Mahuru, de Vitor Ferraz (Brasil | 2025 | 12’)
  • No Início do Mundo, de Camilla Osório de Castro (Brasil | 2024 | 7’)
  • Rosetta, de Isabela Paulovic (Brasil | 2025 | 7’)
  • Três Vírgula Catorze, de Joana Nogueira, Patrícia Rodrigues (Portugal | 2024 | 11’)
  • Um Monstro e Meia, de Rama Rambo, Mariana Leal (Brasil | 2025 | 22’)

MIRADA PARANAENSE

  • Notas Sobre um Desterro, de Gustavo Castro (Brasil | 2025 | 80’)
  • A Mão Invisível, de Fernando Moreira (Brasil | 2024 | 16’)
  • Areia, de Ive Machado, Gustavo Ribeiro (Brasil | 2024 | 7’)
  • Bem Me Quer, Mal Me Quer, de Victoria Spitzner, Gabrielle Santana (Brasil | 2025 | 14’)
  • Dança dos Vagalumes, de Maikon Nery (Brasil | 2025 | 25’)
  • Entre Sinais e Marés, de João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski (Brasil | 2025 | 14’)
  • Fabulosas – Operação Aranha, de Th Fernandes, Lua Lambertti (Brasil | 2025 | 15’)
  • Guairacá, de Luan Rodrigues (Brasil | 2025 | 18’)
  • Interior, Dia, de Luciano Carneiro, Paulo Abrão (Brasil | 2025 | 20’)

MOSTRA EXIBIÇÕES ESPECIAIS

  • Batguano Returnos: Roben na Estrada, de Tavinho Teixeira, Fred Benevides (Brasil | 2025 | 84 min)
  • Canções de uma Terra Ardente, de Olha Zhurba (Ucrânia, França, Suécia, Dinamarca | 2024 | 95 min)
  • Hot Milk, de Rebecca Lenkiewicz (Reino Unido, Grécia | 2024 | 92 min)
  • Nem Toda História de Amor Acaba em Morte, de Bruno Costa (Brasil | 2025 | 84 min)
  • Relâmpagos de Críticas, Murmúrios de Metafísicas, de Júlio Bressane, Rodrigo Lima (Brasil | 2025 | 147 min)
  • Salomé, de André Antônio (Brasil | 2024 | 118 min)
  • Tardes de Solidão, de Albert Serra (Espanha, França, Portugal | 2024 | 125 min)

NOVOS OLHARES

  • Aoquic iez in Mexico! O México Não Existirá Mais, de Annalisa D. Quagliata Blanco (México | 2024 | 80 min)
  • Em vez de Árvores, de Philipp Hartmann (Alemanha, Argentina | 2024 | 79 min)
  • Invenção, de Courtney Stephens (Estados Unidos | 2024 | 72 min)
  • Na Passagem do Trópico, de Francisco Miguez (Brasil | 2025 | 86 min)
  • Os Lobos, de Isabelle Prim (França | 2024 | 96 min)
  • Voz Zov Vzo, de Yhuri Cruz (Brasil | 2025 | 51 min)

OLHARES CLÁSSICOS

  • A Grande Cidade, de Carlos Diegues (Brasil | 1966 | 80 min)
  • A Greve, de Sergei Eisenstein (URSS | 1925 | 82 min)
  • Carta Camponesa, de Safi Faye (Senegal | 1975 | 98 min)
  • Desapropriado, de Frederico Fullgraf (Brasil | 1983 | 59 min)
  • Eraserhead, de David Lynch (Estados Unidos | 1977 | 89 min)
  • Eu, A Pior de Todas, de Maria Luisa Bemberg (Argentina | 1990 | 105 min)
  • Meu Nome é Oona, de Gunvor Nelson (Estados Unidos | 1969 | 10 min)
  • Plantar nas Estrelas, de Geraldo Sarno (Brasil | 1978 | 17 min)
  • Quarup Sete Quedas, de Frederico Fullgraf (Brasil | 1983 | 14 min)
  • Yeelen: A Luz, de Souleymane Cissé (Mali | 1987 | 105 min)

MOSTRA FOCO

  • A Fidai Film, de Kamal Aljafari (Alemanha, Catar, Brasil, França | 2024 | 78 min)
  • A Zerda e os Cantos do Esquecimento, de Assia Djebar (Argélia | 1983 | 60 min)
  • Dahomey, de Mati Diop (Senegal, França, Benim | 2024 | 68 min)
  • Ngupelngamarrunu, Tempo da Noite Vamos, de Elizabeth Povinelli (Austrália | 2017 | 31 min)
  • Notas Sobre a Tortura e Outras Formas de Diálogo, de Patricio Guzmán (Espanha | 1968 | 15 min)
  • O Grito, de Leobardo López Arretche (México | 1968 | 120 min)
  • Recorrências Perpétuas, de Reem Shilleh (Palestina | 2016 | 60 min)
  • Sobrenome Viet, Nome Próprio Nam, de Trinh T. Minh-ha (Estados Unidos | 1988 | 108 min)
  • Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá, de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna (Brasil | 2024 | 90 min)

FILME DE ENCERRAMENTO

  • Verde Oliva, de Wellington Sari

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Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br