Curitiba já está pronta para mais uma edição do Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba! O evento, que acontece de 11 a 19 de junho e está em sua 14ª edição, acaba de revelar os filmes selecionados para suas mostras competitivas e paralelas. Ao todo, mais de 80 produções integram a programação de 2025, entre curtas e longas-metragens.
A programação será distribuída em dez mostras, incluindo as já tradicionais Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense. Além disso, conta com retrospectivas, sessões especiais e o espaço dedicado ao público infantil com a mostra Pequenos Olhares.
OLHAR DE CINEMA 2025: ABERTURA
O filme escolhido para dar início ao festival é Cloud (Kuraudo), mais recente trabalho do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa, nome conhecido por títulos como Pulse (2001) e Creepy (2016). A produção, que estreia no Brasil durante o evento, foi a representante oficial do Japão no Oscar 2025, na categoria de Melhor Filme Internacional.

Inspirado em história real, o suspense acompanha um jovem operário (vivido por Masaki Suda) que, sob o pseudônimo Ratel, revende produtos online a preços inflacionados. Quando nega uma promoção e decide mudar de vida ao lado da namorada, é surpreendido pela reação furiosa de sua clientela, que se organiza virtualmente para persegui-lo. A exibição será realizada em uma tela especial de mais de 400 polegadas na Ópera de Arame, cartão-postal curitibano.
OLHAR DE CINEMA 2025: INGRESSOS
Os tickets do Olhar de Cinema 2025 começam a ser vendidos no dia 16 de maio, pelo site oficial do evento, com valores entre R$ 08,00 (meia) e R$ 16,00. Parte das sessões seguirá com entrada franca, reforçando o compromisso do festival com a democratização do acesso ao cinema. A seguir, fique com os selecionados:
FILME DE ABERTURA
- Cloud , de Kiyoshi Kurosawa
MOSTRAS COMPETITIVAS
COMPETITIVA BRASILEIRA – LONGAS
- Apenas Coisas Boas, de Daniel Nolasco (Brasil | 2025 | 108’)
- Aurora, de João Vieira Torres (Brasil, Portugal, França | 2025 | 130’)
- A Voz de Deus, de Miguel Antunes Ramos (Brasil | 2025 | 85’)
- Cais, de Safira Moreira (Brasil | 2025 | 69’)
- Explode São Paulo, Gil, de Maria Clara Escobar (Brasil, Portugal | 2025 | 97’)
- Glória & Liberdade, de Letícia Simões (Brasil | 2025 | 73’)
- Paraíso, de Ana Rieper (Brasil | 2025 | 76’)
- Torniquete, de Ana Catarina Lugarini (Brasil | 2025 | 75’)
COMPETITIVA BRASILEIRA – CURTAS
- A Nave que Nunca Pousa, de Ellen Morais (Brasil | 2025 | 15 min)
- Americana, de Agarb Braga (Brasil | 2025 | 20 min)
- Fronteriza, de Rosa Caldeira, Nay Mendl (Brasil, Paraguai | 2025 | 20 min)
- Girassóis, de Jessica Linhares, Miguel Chaves (Brasil, Paraguai | 2025 | 20 min)
- Maira Porongyta – O Aviso do Céu, de Kujãesage Kaiabi (Brasil | 2025 | 21 min)
- Mais Um Dia, de Vinícius Silva (Brasil | 2025 | 21 min)
- Ontem Lembrei de Minha Mãe, de Leandro Afonso (Brasil | 2025 | 23 min)
- Seco, de Stefano Volp (Brasil | 2025 | 17 min)
COMPETITIVA INTERNACIONAL – LONGAS
- A Árvore da Autenticidade, de Sammy Baloji (Bélgica, Congo | 2025 | 87 min)
- Ariel, de Lois Patiño (Espanha, Portugal | 2025 | 108 min)
- Fire Supply, de Lucía Seles (Argentina | 2024 | 156 min)
- Medidas para um Funeral, de Sofia Bohdanowicz (Canadá | 2024 | 142 min)
- Quando o Telefone Tocou, de Iva Radivojević (Sérvia, Estados Unidos | 2024 | 73 min)
- Um Corpo Para Habitar, de Angelo Madsen (Estados Unidos | 2025 | 98 min)
COMPETITIVA INTERNACIONAL – CURTAS
- As Loucas do Sótão, de Tamara García Iglesias (Espanha | 2024 | 16 min)
- Barco dos Tolos, de Alia Haju (Líbano, Alemanha | 2024 | 30 min)
- Conseguimos Fazer um Filme, de Tota Alves (Portugal | 2024 | 15 min)
- Coração Azul, de Samuel Suffren (Haiti, França | 2025 | 15 min)
- Después del Silencio, de Matilde-Luna Perotti (Canadá | 2024 | 14 min)
- Esportes Aquáticos, de Whammy Alcazaren (Filipinas | 2024 | 15 min)
- Ídolo Evanescente, de Majid Al-Remaihi (França, Kuwait, Catar | 2025 | 19 min)
- O Reinado de Antoine, de José Luis Jiménez Gómez (Cuba | 2024 | 19 min)
MOSTRA OLHAR RETROSPECTIVO – AGNÈS VARDA
- Saudações aos Cubanos, de Agnès Varda (França | 1964 | 29 min)
- La Pointe-Courte, de Agnès Varda (França | 1955 | 81 min)
- A Ópera-Mouffe, de Agnès Varda (França | 1958 | 17 min)
- Cléo das 5 às 7, de Agnès Varda (França | 1962 | 90 min)
- Tio Yanco, de Agnès Varda (França | 1967 | 19 min)
- Documentira, de Agnès Varda (França | 1981 | 65 min)
- Uma canta, a outra não, de Agnès Varda (França | 1977 | 122 min)
- Ulysse, de Agnès Varda (França | 1983 | 22 min)
- Os Catadores e Eu, de Agnès Varda (França | 2000 | 82 min)
MOSTRA PEQUENOS OLHARES
- Dentro da Caixinha: Mundo de Papel, de Guilherme Reis (Brasil | 2025 | 83’)
- A Lenda de Zamu, de Ana Clara Mancuso, Marina Okamoto, Mayara Mello, Ronaldo Yoshio, Theo Souza (Brasil | 2025 | 5’)
- A Viagem de Tetê, de Betânia Furtado (Brasil | 2025 | 10’)
- Abraços, de Barcabogante (Brasil | 2025 | 10’)
- Mahuru, de Vitor Ferraz (Brasil | 2025 | 12’)
- No Início do Mundo, de Camilla Osório de Castro (Brasil | 2024 | 7’)
- Rosetta, de Isabela Paulovic (Brasil | 2025 | 7’)
- Três Vírgula Catorze, de Joana Nogueira, Patrícia Rodrigues (Portugal | 2024 | 11’)
- Um Monstro e Meia, de Rama Rambo, Mariana Leal (Brasil | 2025 | 22’)
MIRADA PARANAENSE
- Notas Sobre um Desterro, de Gustavo Castro (Brasil | 2025 | 80’)
- A Mão Invisível, de Fernando Moreira (Brasil | 2024 | 16’)
- Areia, de Ive Machado, Gustavo Ribeiro (Brasil | 2024 | 7’)
- Bem Me Quer, Mal Me Quer, de Victoria Spitzner, Gabrielle Santana (Brasil | 2025 | 14’)
- Dança dos Vagalumes, de Maikon Nery (Brasil | 2025 | 25’)
- Entre Sinais e Marés, de João Gabriel Ferreira, João Gabriel Kowalski (Brasil | 2025 | 14’)
- Fabulosas – Operação Aranha, de Th Fernandes, Lua Lambertti (Brasil | 2025 | 15’)
- Guairacá, de Luan Rodrigues (Brasil | 2025 | 18’)
- Interior, Dia, de Luciano Carneiro, Paulo Abrão (Brasil | 2025 | 20’)
MOSTRA EXIBIÇÕES ESPECIAIS
- Batguano Returnos: Roben na Estrada, de Tavinho Teixeira, Fred Benevides (Brasil | 2025 | 84 min)
- Canções de uma Terra Ardente, de Olha Zhurba (Ucrânia, França, Suécia, Dinamarca | 2024 | 95 min)
- Hot Milk, de Rebecca Lenkiewicz (Reino Unido, Grécia | 2024 | 92 min)
- Nem Toda História de Amor Acaba em Morte, de Bruno Costa (Brasil | 2025 | 84 min)
- Relâmpagos de Críticas, Murmúrios de Metafísicas, de Júlio Bressane, Rodrigo Lima (Brasil | 2025 | 147 min)
- Salomé, de André Antônio (Brasil | 2024 | 118 min)
- Tardes de Solidão, de Albert Serra (Espanha, França, Portugal | 2024 | 125 min)
NOVOS OLHARES
- Aoquic iez in Mexico! O México Não Existirá Mais, de Annalisa D. Quagliata Blanco (México | 2024 | 80 min)
- Em vez de Árvores, de Philipp Hartmann (Alemanha, Argentina | 2024 | 79 min)
- Invenção, de Courtney Stephens (Estados Unidos | 2024 | 72 min)
- Na Passagem do Trópico, de Francisco Miguez (Brasil | 2025 | 86 min)
- Os Lobos, de Isabelle Prim (França | 2024 | 96 min)
- Voz Zov Vzo, de Yhuri Cruz (Brasil | 2025 | 51 min)
OLHARES CLÁSSICOS
- A Grande Cidade, de Carlos Diegues (Brasil | 1966 | 80 min)
- A Greve, de Sergei Eisenstein (URSS | 1925 | 82 min)
- Carta Camponesa, de Safi Faye (Senegal | 1975 | 98 min)
- Desapropriado, de Frederico Fullgraf (Brasil | 1983 | 59 min)
- Eraserhead, de David Lynch (Estados Unidos | 1977 | 89 min)
- Eu, A Pior de Todas, de Maria Luisa Bemberg (Argentina | 1990 | 105 min)
- Meu Nome é Oona, de Gunvor Nelson (Estados Unidos | 1969 | 10 min)
- Plantar nas Estrelas, de Geraldo Sarno (Brasil | 1978 | 17 min)
- Quarup Sete Quedas, de Frederico Fullgraf (Brasil | 1983 | 14 min)
- Yeelen: A Luz, de Souleymane Cissé (Mali | 1987 | 105 min)
MOSTRA FOCO
- A Fidai Film, de Kamal Aljafari (Alemanha, Catar, Brasil, França | 2024 | 78 min)
- A Zerda e os Cantos do Esquecimento, de Assia Djebar (Argélia | 1983 | 60 min)
- Dahomey, de Mati Diop (Senegal, França, Benim | 2024 | 68 min)
- Ngupelngamarrunu, Tempo da Noite Vamos, de Elizabeth Povinelli (Austrália | 2017 | 31 min)
- Notas Sobre a Tortura e Outras Formas de Diálogo, de Patricio Guzmán (Espanha | 1968 | 15 min)
- O Grito, de Leobardo López Arretche (México | 1968 | 120 min)
- Recorrências Perpétuas, de Reem Shilleh (Palestina | 2016 | 60 min)
- Sobrenome Viet, Nome Próprio Nam, de Trinh T. Minh-ha (Estados Unidos | 1988 | 108 min)
- Yõg Ãtak: Meu pai, Kaiowá, de Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero e Luisa Lanna (Brasil | 2024 | 90 min)
FILME DE ENCERRAMENTO
- Verde Oliva, de Wellington Sari
Gostou do conteúdo sobre o Olhar de Cinema 2025? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Mulher no Jardim - 8 de maio de 2025
- Olhar de Cinema 2025 :: Conheça os filmes selecionados para a 14ª edição do festival - 8 de maio de 2025
- Mostra Ecofalante 2025 :: Revelados os filmes competidores da 14ª edição do evento - 8 de maio de 2025
Deixe um comentário