A chegada de mais um Festival de Berlim já começa a movimentar o calendário cinematográfico de 2026. Marcada para fevereiro, entre 12 e 22 de fevereiro, a nova edição da Berlinale prepara seu tradicional tapete vermelho no Berlinale Palast, e, logo na cerimônia de abertura, em 12 de fevereiro, contará com uma presença de peso: Michelle Yeoh!
FESTIVAL DE BERLIM 2026 CELEBRA MICHELLE YEOH
A atriz Michelle Yeoh, vencedora do Oscar e reconhecida mundialmente por uma carreira que atravessa quatro décadas e múltiplas geografias, será agraciada com o Urso de Ouro Honorário de 2026. A homenagem destaca sua versatilidade, influência e impacto duradouro no cinema internacional. Yeoh, que já integrou o Júri Internacional da Berlinale em 1999, retorna agora como protagonista de uma das distinções mais prestigiadas do festival.

Segundo a diretora do evento, Tricia Tuttle, Yeoh é “uma artista visionária” cuja trajetória “rompe fronteiras linguísticas, culturais e cinematográficas”. Ao celebrar seu trabalho, a Berlinale reafirma sua tradição de reconhecer nomes essenciais para a arte do cinema – uma lista que inclui nomes como Helen Mirren, Martin Scorsese, Meryl Streep, Steven Spielberg e Tilda Swinton.
CARREIRA DE MICHELLE YEOH
Nascida em 06 de agosto de 1962, em Ipoh, Malásia, Michelle Yeoh (63 anos) construiu uma trajetória singular que a levou de estrela das artes marciais asiáticas a ícone global do cinema. Após se destacar em produções de ação em Hong Kong, ela alcançou projeção internacional com 007: O Amanhã Nunca Morre (1997) e consolidou sua fama em 2000, com o sucesso de O Tigre e o Dragão, de Ang Lee, obra que redefiniu a presença de atrizes asiáticas no cinema ocidental.
Yeoh seguiu transitando entre grandes estúdios e projetos autorais, atuando em títulos populares como Memórias de uma Gueixa (2005) e Podres de Ricos (2018), além de deixar sua marca no UCM com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021).

Nos últimos anos, viveu uma nova fase de reconhecimento crítico, culminando no Oscar de Melhor Atriz em 2023 por sua performance em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que a tornou a primeira atriz asiática a conquistar o prêmio na categoria.
Em 2024, reforçou sua versatilidade ao integrar o elenco do musical Wicked, ampliando ainda mais seu alcance entre diferentes públicos e gerações. Com mais de quatro décadas de carreira, Michelle Yeoh permanece como uma das figuras mais influentes e admiradas do cinema contemporâneo.
Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Bruna Surfistinha 2 :: Filmagens começam com Deborah Secco! E a sequência já tem previsão de estreia nos cinemas. Confira! - 18 de novembro de 2025
- Michelle Yeoh :: Vencedora do Oscar irá receber o Urso de Ouro Honorário no Festival de Berlim 2026 - 18 de novembro de 2025
- Bad Genius: A Série :: T01 - 17 de novembro de 2025

Deixe um comentário