20251118 michelle yeoh papo de cinema 800

A chegada de mais um Festival de Berlim já começa a movimentar o calendário cinematográfico de 2026. Marcada para fevereiro, entre 12 e 22 de fevereiro, a nova edição da Berlinale prepara seu tradicional tapete vermelho no Berlinale Palast, e, logo na cerimônia de abertura, em 12 de fevereiro, contará com uma presença de peso: Michelle Yeoh! 

FESTIVAL DE BERLIM 2026 CELEBRA MICHELLE YEOH

A atriz Michelle Yeoh, vencedora do Oscar e reconhecida mundialmente por uma carreira que atravessa quatro décadas e múltiplas geografias, será agraciada com o Urso de Ouro Honorário de 2026. A homenagem destaca sua versatilidade, influência e impacto duradouro no cinema internacional. Yeoh, que já integrou o Júri Internacional da Berlinale em 1999, retorna agora como protagonista de uma das distinções mais prestigiadas do festival.

Michelle Yeoh
Michelle Yeoh

Segundo a diretora do evento, Tricia Tuttle, Yeoh é “uma artista visionária” cuja trajetória “rompe fronteiras linguísticas, culturais e cinematográficas”. Ao celebrar seu trabalho, a Berlinale reafirma sua tradição de reconhecer nomes essenciais para a arte do cinema – uma lista que inclui nomes como Helen Mirren, Martin Scorsese, Meryl Streep, Steven Spielberg e Tilda Swinton. 

CARREIRA DE MICHELLE YEOH

Nascida em 06 de agosto de 1962, em Ipoh, Malásia, Michelle Yeoh (63 anos) construiu uma trajetória singular que a levou de estrela das artes marciais asiáticas a ícone global do cinema. Após se destacar em produções de ação em Hong Kong, ela alcançou projeção internacional com 007: O Amanhã Nunca Morre (1997) e consolidou sua fama em 2000, com o sucesso de O Tigre e o Dragão, de Ang Lee, obra que redefiniu a presença de atrizes asiáticas no cinema ocidental. 

Yeoh seguiu transitando entre grandes estúdios e projetos autorais, atuando em títulos populares como Memórias de uma Gueixa (2005) e Podres de Ricos (2018), além de deixar sua marca no UCM com Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021).

20251118 michelle yeoh 750

Nos últimos anos, viveu uma nova fase de reconhecimento crítico, culminando no Oscar de Melhor Atriz em 2023 por sua performance em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que a tornou a primeira atriz asiática a conquistar o prêmio na categoria. 

Em 2024, reforçou sua versatilidade ao integrar o elenco do musical Wicked, ampliando ainda mais seu alcance entre diferentes públicos e gerações. Com mais de quatro décadas de carreira, Michelle Yeoh permanece como uma das figuras mais influentes e admiradas do cinema contemporâneo. 

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *