Vencedor do prêmio principal da mostra Generation 14plus do Festival de Berlim 2020, Meu Nome é Bagdá (2020), mais novo filme da cineasta Caru Alves de Souza (De Menor, 2013), terá sua première brasileira no próximo dia 01 de agosto, sábado, a partir das 20h, num evento que marcará a inauguração do Cine Drive in Paradiso, no estacionamento da ALESP, a Assembléia Legislativa da Cidade de São Paulo. Os ingressos gratuitos já podem ser reservados via a plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br). O Drive-in Paradiso faz parte do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica que visa apoiar o audiovisual brasileiro, especialmente nesse momento de salas de cinema fechadas por conta da pandemia do COVID-19. Se trata de uma correalização da Secretaria Municipal de Cultura e da Spcine, com a parceria do Cine Autorama e o apoio da Alesp.

LEIA MAIS
Festival ECRÃ anuncia obras selecionadas à sua edição 2020 (Exclusivo)
Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema 2020 anuncia selecionados (Exclusivo)
A Última Nota :: Confira uma cena no filme estrelado por Patrick Stewart e Katie Holmes (Exclusivo)

“O que mais me empolgou nessa curadoria foi a possibilidade de trazer filmes que fazem parte da memória afetiva brasileira, com títulos que foram grandes sucessos de bilheteria, quanto de exibir outros que provocam reflexões sobre o momento que estamos vivendo”, afirma a curadora Marina Person. Para a diretora do Instituto Olga Rabinovich, Josephine Bourgois, “o Projeto Paradiso tem como missão apoiar talentos brasileiros e conectar as obras audiovisuais ao público. A pandemia afetou radicalmente a produção e a exibição do cinema em todo o mundo e enxergamos nessa iniciativa uma forma de apoiar o cinema nacional”. Meu Nome é Bagdá tem como protagonista uma jovem 17 anos moradora da periferia paulistana. Quando finalmente encontra um grupo de meninas skatistas, ela vê sua vida mudar. Nosso editor Bruno Carmelo assistiu ao filme no Festival de Berlim e escreveu sobre ele (crítica pode ser lida aqui), além de ter entrevistado a cineasta Caru Alves de Souza (entrevista pode ser lida aqui).

Karina Buhr, Caru Alves de Souza e Grace Orsato. Foto: Berlinale / Divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *